skip to Main Content

A Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza

Diante do novo contexto da educação pública do Brasil, e com a acentuação dos processos de globalização e integração regional nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel das Relações Internacionais no que se refere à Educação Pública e, especificamente, à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Em consonância com esses processos, o Centro Paula Souza (CPS) cumpre um papel importante para o fomento da Educação Profissional e Tecnológica do estado e do país, materializado por meio dos programas e políticas específicas para o setor. Dentre elas, destacam-se a expansão do CPS no que tange a ampliação da oferta de cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelas escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), e a ênfase na formação humana e cidadã como complementação da formação técnica, dentre outras.

As Relações Internacionais representam condições fundamentais para o desenvolvimento institucional e dos cidadãos, em especial, quando se trata da temática educacional, com relevantes aspectos científicos e tecnológicos. Torna-se essencial conhecer experiências de outros países, buscando o diálogo entre culturas, permitindo a compreensão das diferenças, a troca de conhecimentos e o estímulo à solidariedade e à cultura da paz.

Atualmente, a complexidade do contexto global requer a formação de profissionais com visão geral de mundo, mas, ao mesmo tempo, com habilidades específicas. Essa realidade gera necessidade de mudanças nos projetos educacionais, referentes à formação de trabalhadores que atendam a este novo panorama mundial, relacionado ao processo de globalização.

Dessa forma, são muito importantes os benefícios gerados pelo intercâmbio de alunos, professores e técnicos administrativos com instituições parceiras de outros países. Além disso, os projetos de cooperação internacional permitem um conhecimento mútuo em pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias, sistemas de ensino e formação pedagógica, além de gerar visibilidade internacional às ações do Centro Paula Souza.

Conheça a Política Linguística Institucional do Centro Paula Souza.

 

Notícias

Inscrições para Escola de Inovadores vão até dia 27
Fatec Ourinhos recebe final da Maratona InterFatecs neste sábado
CPS participa da Feira USP e as Profissões realizada na Capital
Estudante da Fatec Garça ganha bolsa para estudar no Canadá
Guia de Comunicação Inclusiva é reconhecido internacionalmente

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top