O projeto “A grama na Ciência é mais verde: ação do óleo extraído de grama como antibiótico natura” ficou em primeiro lugar no Prêmio Eseg de Gestão, entregue nesta sexta-feira, 4. O concurso para alunos […]
Projeto da Etec Júlio de Mesquita ficou com o primeiro lugar do prêmio Eseg – Foto: Divulgação
O projeto “A grama na Ciência é mais verde: ação do óleo extraído de grama como antibiótico natura” ficou em primeiro lugar no Prêmio Eseg de Gestão, entregue nesta sexta-feira, 4. O concurso para alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foi realizado pela Escola Superior de Engenharia e Gestão do Grupo Educacional Etapa em parceria com o Centro Paula Souza.
Três trabalhos premiados foram escolhidos entre 15 finalistas após a avaliação de especialistas das duas instituições. Desenvolvido na Etec Júlio de Mesquita, em Santo André, o grande vencedor é um antibiótico vegetal feito a partir de extrato de grama capaz de combater bactérias estafilococos.
“É honra ser premiado em meio a tantos trabalhos tão bons”, comemora o aluno João Miguel Alves Nunes, autor da pesquisa. “Testamos in vitro e demorou para dar certo. Agora queremos registrar o produto na Anvisa”, conta. Ele foi orientado pelo professor Genoílson de Brito Alves.
Em segundo lugar ficou o trabalho “Tinta de baixo custo com pó de cascas de ovos”, da Etec de Suzano, e em terceiro “V.R.C. – Vara Retrátil Condutora”, uma bengala automatizada para deficientes visuais criada por alunos da Etec Jorge Street, em São Caetano do Sul.
A premiação contou com a presença da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que ressaltou o foco da instituição no fomento da inovação e do empreendedorismo. “Nós temos implantado há muitos anos a cultura dos projetos nas nossas escolas. Esse sem dúvida é um diferencial muito importante para os nossos alunos, intensificando de forma efetiva o aprendizado.” Os alunos e professores participantes receberam iPods.