Alunos selecionados para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza embarcam nesta semana

Nesta semana, 140 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, selecionados para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, irão para o exterior estudar uma língua estrangeira durante […]

26 de maio de 2014 4:40 pm Institucional

Nesta semana, 140 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, selecionados para o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, irão para o exterior estudar uma língua estrangeira durante um mês.

A primeira turma a embarcar segue para Auckland, na Nova Zelândia, nesta quinta-feira, 29. No sábado, os estudantes embarcam para Estados Unidos (San Diego, Washington e São Francisco), Inglaterra (Londres) e Argentina (Córdoba). No dia 1º de junho, a última turma vai para Santiago, no Chile.

Os selecionados são os melhores alunos de cada Etec e Fatec (consideradas nota e frequência) entre os que concluíram o último módulo do curso em 2013. Eles passarão quatro semanas no país onde ocorrerá o curso, matriculados em aulas compatíveis com seu nível de aprendizado daquela língua. Neste ano, o valor do investimento do Estado no programa é de R$ 15,5 milhões.

Os participantes viajam com todas as despesas pagas: curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte e seguro saúde. Devem arcar apenas com custos de passaporte e visto. A empresa responsável pela viagem é a Terramar, vencedora da licitação.

Oportunidade
Para alguns alunos, o intercâmbio é a oportunidade de aprender uma língua, além de conhecer um país estrangeiro. Fabiano Hilario, formado em Agenciamento de Viagens pela Etec Aristóteles Ferreira, de Santos, disse que essa viagem é um sonho sendo realizado: “Corri atrás disso durante o curso, quero aproveitar ao máximo e conhecer outra cultura”, contou.

No caso do professor de Biologia e Ciências Ambientais da Etec Rodrigues Abreu, de Bauru, Gustavo Fonseca, o programa vai contribuir para seu aperfeiçoamento profissional, considerando que a língua estrangeira é um dos requisitos para o mestrado que está cursando: “Além de desenvolver atividades com os alunos, vou ter a possibilidade de obter proficiência em inglês”, explicou.

Compartilhe


Veja também