Filtro de Daltonismo

Alunos e professores da Fatec Catanduva desenvolvem bancada multidisciplinar

Projeto elaborado por um grupo de 14 alunos e 5 professores possibilita o estudo de diversas matérias do curso superior tecnológico de Automação Industrial. Trabalho de Conclusão de Curso contou com a parceria de oito empresas da região para ser executado

14 de agosto de 2017 9:00 am Institucional

Projeto da bancada desenvolvida pelos alunos da Fatec teve apoio de oito empresas da região | Foto: Divulgação

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uniu 14 alunos e 5 professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Catanduva em torno do desenvolvimento de uma bancada multidisciplinar de hidráulica. Depois de cerca de um ano, o projeto ficou pronto para ser usado em todos os módulos do curso superior tecnológico de Automação Industrial.

Versátil, a bancada poderá ser usada em diversas disciplinas, como fenômeno dos transportes, hidráulica, sensores e instrumentação, redes industriais, sistemas de controle, sistemas supervisórios, entre outras. A criação possibilita o estudo de perda de cargas, medição de pressão e vazão, controladores lógicos programáveis, redes industriais, sistemas supervisórios e curvas de bombas d’água.

A proposta para o projeto surgiu em uma reunião realizada no primeiro semestre de 2016 com os alunos do quarto módulo do curso de Automação Industrial do período noturno. A intenção era desenvolver um equipamento, a partir de uma bancada existente no mercado, como TCC para o final do primeiro semestre deste ano. Para concretizar a ideia, os estudantes contaram com investimento de oito empresas da região no valor total de R$ 60 mil.

O trabalho foi dividido em cinco grupos, cada um responsável pelo desenvolvimento de uma área do projeto e pela busca de recursos para aquisição dos itens.

“A bancada poderá ser utilizada por diversos alunos simultaneamente e poderá ser controlada de modo local ou remoto”, afirma o professor Osvaldo Ishizava, responsável pela área do projeto mecânico. “Os instrumentos estão conectados a um controlador lógico programável (CLP), por meio de rede de comunicação de dados com dispositivos de redes industriais e sistema de supervisão.”

Os grupos que construíram a bancada ficaram divididos da seguinte maneira:

Projeto dos medidores de vazão de placa de orifício e rotâmetro –Os alunos Aguinaldo José Pedrozo, Eric Alex Franco e Valmir Laudelino Zanzeri, orientados pelo professor Márcio H.D.Marques e coorientados pela professora Gisele Baldissera integraram a equipe;

Projeto do medidor de vazão tubo de Pitot – Os estudantes Diogo Santana Dala Rosa, Júlia Guimarães Simões de Lima e Paulo Sérgio Palota, orientados pelo professor Márcio H.D.Marques e coorientados pela professora Gisele Baldissera integraram o grupo;

Projeto mecânico da bancada e perda de cargas – Os alunos Chrystian Scardua Carneiro, Cristiano Pereira de Vasconcelos e Flávio Antonio Alves, orientados pelo pelo professor Osvaldo Ishizava e coorientados pela professora Gisele Baldissera integraram a equipe;

Projeto do medidor de vazão tubo Venturi – Os estudantes Dimas Renato Esteves e Wendel Wilson Torres, orientados pelo professor Osvaldo Ishizava e coorientados pela professora Gisele Baldissera integraram o grupo;

Projeto do sistema de controle – Os alunos Elienaldo Anacleto da Costa Santos, Elias Ferreira de Souza e Fábio Aparecido Machado, orientados pelo professor Deoclides de Almeida e coorientados pelo professor Tácio L.S. Barbeiro integraram a equipe.

Compartilhe


Veja também