Alunos de Etecs vão participar de feira internacional de ciências nos EUA

Alunos de duas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais vão participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada entre os dias 9 e 14 de maio, na cidade de San […]

7 de maio de 2010 5:48 pm Etec

Alunos de duas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais vão participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada entre os dias 9 e 14 de maio, na cidade de San Jose, nos Estados Unidos. Os estudantes foram classificados para a competição ao receberem a premiação máxima na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace).

Priscila Andre, da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca; apresentou o projeto “Performances de agentes curtentes ecológicos no curtimento de peles de peixes Tilápias”: no lugar de utilizar um material muito poluente para tingir bolsas e calçados, alunas propõem uma tintura feita com casca de acássia negra misturada com uma resina para conferir maior resistência à cor.

No trabalho de Amanda de La Rocque, Carlos da Silva, Paolo Pulcini, da Etec Getúlio Vargas, de São Paulo, “Sulfonação de poliestireno: aplicação na retenção de íons de metais pesados”, os estudantes investigaram um método para reciclar o poliestireno, conhecido como isopor. Feita em apenas três horas, a reciclagem produz uma resina que pode reter metais pesados em águas contaminadas.

A Intel ISEF faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation, que reúne anualmente, nos Estados Unidos, cerca de 1.500 estudantes de mais de 50 países.

É uma competição baseada na qualidade de projetos e pesquisas criados por estudantes de todo o mundo que ainda não chegaram ao ensino superior. Seus principais objetivos são gerar uma experiência de educação por meio da interação com profissionais experientes, além de gerar a oportunidade para que jovens talentos sejam reconhecidos publicamente.

Compartilhe


Veja também