Alunos de Etecs e Fatecs têm mais um ano de bons resultados

Medalhas, troféus e bolsas de estudos fizeram parte de um ano vitorioso para os estudantes do Centro Paula Souza (CPS). Em 2016, alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais voltaram a […]

30 de dezembro de 2016 4:20 pm Institucional

Medalhas, troféus e bolsas de estudos fizeram parte de um ano vitorioso para os estudantes do Centro Paula Souza (CPS). Em 2016, alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais voltaram a ter bom desempenho em provas, feiras e competições nacionais e internacionais.

Foram muitas as demonstrações de que o ensino de qualidade oferecido nas unidades do CPS está formando profissionais de excelência e com boas perspectivas no mercado. A instituição reiterou sua aposta no empreendedorismo e na pedagogia de projetos, que visa a construção da aprendizagem de forma não-tradicional, usando projetos como instrumento e valorizando a interdisciplinariedade.
Os resultados puderam ser vistos dia a dia. Conheça alguns dos destaques de 2016:

Janeiro

A agência Inova Paula Souza registrou junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a marca coletiva das empresas associadas ao Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), sediado na cidade de Sertãozinho. A marca foi aprovada e deferida pelo órgão nacional de registro e passará a ser utilizada como um “selo de qualidade” pela indústria do ramo.

Leia também:
Pelo sexto ano consecutivo, Fatec São Caetano do Sul sedia a maratona Global Game Jam


Fevereiro

A Fatec Carapicuíba recebeu o troféu de Universidade Destaque da Campus Party Brasil 2016. A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento do evento, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da Capital.

Também em fevereiro:
Governo cria a Fatec Itatiba

Março


Segundo levantamento com 163 unidades do Centro Paula Souza, 4.006 estudantes garantiram uma vaga gratuita para cursar o ensino superior. As Etecs Profª Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara, Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, e Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, foram as que tiveram o maior número de aprovados: 176, 134 e 121, respectivamente.

Veja mais:
Nove projetos de Etecs são premiados na 14ª edição da Febrace

Abril

A Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, celebrou em 2016 os 25 anos da parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Desde 2009, o convênio contempla também a Fatec Santo André.

Leia também:
Alunos e professores de Etecs ajudam contribuintes a declarar Imposto de Renda

Maio


Representante da Etec Raposo Tavares (Capital) na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Isabela Santos saiu da exposição premiada. Recebeu um convite para estagiar no prestigiado Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos melhores da América Latina em sua área.
Também em maio:  Etecs promovem Semana Paulo Freire

Junho

As Etecs conquistaram 22 medalhas na 6ª Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, sendo 11 na competição nacional (3 de prata e 8 de bronze) e 11 na estadual (2 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze).


Estudantes da Etec Itatiba foram premiados com seis medalhas na olimpíada internacional

Leia mais:
Sistema de prevenção contra explosão é o vencedor do 3º Desafio Inova Paula Souza
Estado cria Etec em Santa Cruz das Palmeiras

Julho

Alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio das Etecs conquistaram 36 medalhas na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Os medalhistas representam 15 Etecs, incluindo Capital e interior. No total foram 4 medalhas de ouro, 13 de prata e 19 de bronze.


Alunos e professores da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, durante a premiação

Também em julho:
Etecs e Fatecs participam do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos

Agosto


A equipe FullStackOverKill, da Fatec Sorocaba, foi a vencedora da 5ª edição da Maratona de Programação InterFatecs realizada na Fatec São Paulo, na Capital. Após cinco horas de prova, os alunos Emerson Oliveira, Henrique Paula e Michel Paiva obtiveram o melhor resultado na solução de problemas a partir da implementação de programas de computador entre os 50 times que disputavam a competição.

Veja também:
Pokémon GO vira ferramenta de professores de Etecs e Fatecs na sala de aula

Setembro

A Etec Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, de Pirituba, Capital, conquistou o primeiro lugar na categoria internacional do Encuentro Nacional e Internacional Ondas “Yo Amo la Ciencia”, realizado em Bogotá, na Colômbia. O projeto premiado é o aplicativo We-Sci. O trabalho dos estudantes da Etec de Pirituba foi o único representante brasileiro, que concorreu com outros 12 projetos de escolas da Argentina, Chile, Equador, México, Panamá e Peru.

Mais destaques do mês:
Termina o Torneio Educacional, Esportivo e Cultural organizado pela Etec de Esportes

Centro Paula Souza forma 477 professores de cursos técnicos em licenciatura

Outubro

Mais uma vez, os resultados de alunos das Etecs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostraram a qualidade do ensino oferecido nas unidades do Centro Paula Souza. Os dados da edição 2015 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), e corrigidos posteriormente. Em novembro foi apresentada nova relação de resultados, incluindo as escolas com Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim). No primeiro ranking haviam sido listadas apenas escolas com Ensino Médio regular.

Outras notícias de outubro:

Feteps termina com premiação dos melhores projetos de Etecs e Fatecs
Alunos do curso de Cozinha da Etec Santa Ifigênia ganham bolsa em instituto francês

Novembro

Uma formação inédita começa a ser oferecida pelo Centro Paula Souza no Vestibular que será realizado em 8 de janeiro. A Fatec Pompeia passará a contar, em 2017, com o curso de Big Data no Agronegócio, para formar profissionais capazes de manusear e interpretar grandes volumes de dados, a fim de gerar conhecimentos específicos para a tomada de decisões.

O curso superior tecnológico foi elaborado em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, com apoio de empresas como Intel, Totvs e SAP. O conteúdo se baseia em cursos de mestrado oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos. Entre as disciplinas que serão estudadas estão internet das coisas, data mining, arquiteturas cloud e inteligência artificial.


A unidade de Pompeia já oferece o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão

Mais notícias do mês:
Estudantes de Etecs participam de torneio na Índia

Aluno da Fatec São Paulo estuda educação ambiental no Japão

Dezembro

Aplicativos das Etecs Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Jorge Street, de São Caetano do Sul, e Sebrae, da Capital, foram os grandes vencedores do StartUp in School, programa realizado pelo Google, Ideias de Futuro e Centro Paula Souza (CPS). Os projetos concorreram com outros oito finalistas, todos também desenvolvidos por estudantes de Etecs.

Veja também:
Escolas Técnicas Estaduais conquistam medalhas de ouro na Obmep

Etecs e Fatecs investem na profissionalização de pessoas com deficiência

Compartilhe


Veja também