Alunos de Etecs apresentam projetos de sustentabilidade na final do Benchmarking

Duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam nesta quarta-feira, 29, da 5.ª edição do Programa Benchmarking Junior Brasil, que premia iniciativas inovadoras de jovens para a promoção da sustentabilidade. Projetos das Etecs Bento Quirino, de Campinas, e Getúlio Vargas, na Capital, estão […]

29 de junho de 2016 11:45 am Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Bloco ecológico das alunas da Etec Getúlio Vargas é um dos concorrentes

Duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam nesta quarta-feira, 29, da 5.ª edição do Programa Benchmarking Junior Brasil, que premia iniciativas inovadoras de jovens para a promoção da sustentabilidade. Projetos das Etecs Bento Quirino, de Campinas, e Getúlio Vargas, na Capital, estão entre os cinco finalistas. Os estudantes apresentarão trabalhos desenvolvidos durante a formação técnica em evento na Capital. A divulgação dos resultados ocorrerá na quinta-feira, 30.

Um dos projetos participantes é o Bloco Ecológico – Entulho Civil e Bagaço da Cana, das alunas do curso técnico de Edificações Fernanda Bergami, Laissa Araújo e Mariana Siqueira. A ideia é substituir o concreto pelo tijolo feito com descarte da produção do setor sucroalcooleiro. “Além de econômico, o produto preserva o meio ambiente por promover a reutilização de materiais”, defende Laissa.

O outro trabalho classificado entre os cinco melhores do Benchmarking é o STAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil, de estudantes de Eletrônica da Etec de Campinas. O objetivo principal do mecanismo é tratar de forma barata cisternas em residências das populações de regiões semiáridas, oferendo uma proposta mais sustentável na implantação de políticas públicas no setor.

“Desenvolvemos um equipamento que faz esse tratamento com a geração de cloro por meio de água e sal, graças a uma reação química chamada eletrólise”, explica Beatriz Ruscetto da Silva. Ela apresentará o trabalho ao lado dos colegas Gabriel Gertrudes Trindade e Matheus Henrique Cézar da Silva.

Lista completa dos finalistas:

Bloco Ecológico – Entulho Civil e Bagaço de Cana Etec Getúlio Vargas
Casca de Arroz Senai  Mauá
PROAD – Projeto Armário para Deficientes Escola Senai “Almirante Tamandaré”
SIMECHR – Sistema de Monitoramento Eletrônico e Comando Hídrico Residencial Escola Senai “Jorge Mahfuz”
STAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil Etec Bento Quirino

SERVIÇO

Benchmarking Junior
Data: 29 de junho e 30 de junho
Apresentação dos projetos: 15 às 17 horas
Local: Hall Nobre do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – Av. Paulista, 1842 – 25º andar, Capital/SP.

Informações:  http://benchmarkingbrasil.com.br/

Compartilhe


Veja também