Alunos das Fatecs de Santos e Praia Grande embarcam para missão na Bélgica

Um grupo de 35 estudantes dos cursos tecnológicos de Gestão Portuária, Logística e Comércio Exterior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Baixada Santista, em Santos, e Praia Grande embarcam neste sábado, 21, para uma […]

20 de janeiro de 2017 10:09 am Institucional

Crédito: Antwerp.com | Entre os maiores e mais modernos do mundo, porto de Antuérpia é modelo de integração com a indústria

Um grupo de 35 estudantes dos cursos tecnológicos de Gestão Portuária, Logística e Comércio Exterior
das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Baixada Santista, em Santos, e Praia Grande embarcam neste sábado, 21, para uma missão internacional nos portos de Antuérpia e Ghent, na Bélgica.

O objetivo da missão é conhecer as estratégias adotadas pelos dois principais portos daquele país para receber navios de maiores dimensões, ampliar a intermodalidade de operações e reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Entre os maiores e mais modernos do mundo, o porto de Antuérpia é um modelo de integração com a indústria.

Para o coordenador do curso de Gestão Portuária da Fatec Baixada Santista, Júlio Cesar Raymundo, será uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto tecnologias e práticas inovadoras. “Eles terão contato na prática com diversos assuntos que ensinamos e demonstramos em sala de aula, mas que ainda não fazem parte da realidade dos portos brasileiros”, explica.

O professor destaca ainda que a formação oferecida pelas Fatecs permite aos estudantes atuar em qualquer porto internacional. “Experiências como essa são positivas, pois os alunos passam a ter uma outra visão de como os portos operam fora do Brasil e o que podemos fazer para inovar por aqui. A missão também estimula a prática de outros idiomas e estabelece novos contatos profissionais e acadêmicos”, diz.

Após visitar os portos da Bélgica, os alunos se dividirão em grupos com seus professores em outras visitas na França, Espanha e Holanda, nos portos de Le Hevre, Valência e Roterdã, locais onde está sendo implantando o sistema Port CDM de gestão e integração portuária, que em breve deverá ser utilizado em alguns portos no Brasil.

Compartilhe


Veja também