Alunos da Fatec Tatuí criam software de assinatura digital em prontuário médico

Dois alunos do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Tatuí desenvolveram um aplicativo pioneiro para a certificação digital de prontuários médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto […]

14 de junho de 2012 1:00 pm Fatec

exemplo de uma certificação digital.

Dois alunos do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Tatuí desenvolveram um aplicativo pioneiro para a certificação digital de prontuários médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi concebido através de uma parceria com a empresa de tecnologia Global Data.

Luís Carlos Martins, de 29 anos, e Eduardo Dante Pizorno, de 30 anos, criaram um aplicativo que valida documentos digitais como oficiais. Na prática, isso dispensa o carimbo médico e garante a veracidade do documento. A assinatura digital é um resumo criptografado do documento, obtido a partir de um mecanismo que só pode ser validado por meio de um CPF ou CNPJ eletrônico. O software também pode ter outros usos, como a autenticação de documentos via internet.

O produto desenvolvido pelos estudantes custa cerca de 40% a menos do que as tecnologias disponíveis no mercado. Os jovens estão montando a própria empresa e pretendem vender para outros munícipios do Estado de São Paulo e do Brasil. Algumas cidades no Rio Grande do Sul já demonstraram interesse em comprar o aplicativo.

Para Luís Carlos Martins, o relacionamento que a Fatec Tatuí mantém com empresas traz bastante conhecimento e possibilidade de novos projetos. “A princípio era mais um projeto extracurricular, não sabíamos que seria tão inovador”, conta.

O software foi inserido no sistema Data Health – Prontuário Eletrônico e Gerenciador de Saúde da Global Data para gestão e atendimento na área de saúde. Os municípios de Tatuí, Cerquilho, Pereiras, Porangaba, Angatuba, Cajamar, no Estado de São Paulo, e São Bento do Sul, em Santa Catarina, já contam com a certificação digital. Outras cidades também preparam-se para aderir ao sistema, como Boituva e Botucatu.

Compartilhe


Veja também