Uma horta criada pelos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Piedade numa creche municipal do município tornou as refeições das crianças mais coloridas, divertidas, nutritivas e saborosas. Ex-estudante da creche Professora Niceia Tardelli, em […]
Uma horta criada pelos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Piedade numa creche municipal do município tornou as refeições das crianças mais coloridas, divertidas, nutritivas e saborosas. Ex-estudante da creche Professora Niceia Tardelli, em Jardim Guatambu, Faberson Donizete Cardoso, de 34 anos, se uniu a outros quatro colegas da Etec para fazer mais do que plantar 14 tipos de alimentos em 300 metros quadrados. Os estudantes motivaram a garotada a aprender sobre legumes e verduras. Desde fevereiro, meninos e meninas participam do plantio e da colheita e experimentam os alimentos que veem crescer.
“Conversamos com as crianças sobre a importância de comer legumes e verduras e incentivamos a participação delas na horta. Depois de acompanhar a plantação, elas comem os alimentos na creche e gostam. As crianças pedem aos pais para comer as verduras também em casa”, conta Faberson.
A horta virou o Trabalho de Conclusão de Curso do grupo, formado também por Angelo Godinho, Carlos James Nery Junior, Giovani Alessandro Rodrigues Godinho e Luiz Carlos Alves Cardoso. Os estudantes mostraram a importância do técnico em Agronegócio no ambiente escolar.
Sorriso
“Um dos objetivos desse projeto é divulgar o trabalho do técnico em Agronegócio e comprovar que os profissionais podem atuar nas escolas”, explica a professora da Etec Natalia Tsuzuki, orientadora do grupo, que destaca o aspecto gratificante da ação: “A horta se torna lúdica para as crianças. É bonito de ver. Além da parte prática, o convívio social é muito positivo. O retorno do sorriso das crianças é o que vale”.
A horta foi feita a partir de doações, e o trabalho dos estudantes é voluntário. Os alimentos abastecem a creche e ainda sobra para a realização de feiras para os pais das crianças e para a comunidade.