skip to Main Content

Alunos da Etec Campinas criam tecnologia para economia de água

Alunos Da Etec Campinas Criam Tecnologia Para Economia De água
Projeto de TCC visa controlar o volume de água no processo de irrigação das culturas l Foto: Divulgação

Melhorar a produtividade agrícola e ao mesmo tempo reduzir o consumo de água na agricultura. Essa ideia surgiu do espírito criativo dos estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, que desenvolveram a tecnologia Water Wireless Sustain. O projeto faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Luiz Fernando Kikuchi e Heitor Akihiro Toyonaga, que cursam o terceiro ano do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio. Orientado pelos professores Marcelus Guirardello e Regina Kawakami, o TCC está na fase final de produção.  

Pelo controle do volume de água, a proposta tecnológica visa racionalizar o processo de irrigação das culturas, que se dá por meio da instalação de um sensor no subsolo, capaz de calcular os índices de umidade. A partir desse cálculo, é possível aferir o volume preciso e necessário para irrigar o cultivo.

O dado sobre umidade captado pelo sensor é transmitido para um computador, em tempo real, que decide a necessidade de irrigar ou não a plantação. Esta decisão é tomada a partir de parâmetros definidos pelo agricultor como, por exemplo, a umidade que ele pretende manter na plantação e em qual período do dia deverá ser feita a irrigação. O produtor poderá executar os comandos de um smartphone conectado à internet. Nessa primeira fase do projeto, a tecnologia funciona exclusivamente no sistema Android, mas poderá ser estendida também para o iOS posteriormente.  

Classificado para a segunda fase do Prêmio Eseg de Gestão, o projeto com o protótipo da Water Wireless Sustain participará das feiras de Ciência e Tecnologia Bentotec (dias 12 e 13), em Campinas, e Bragantec (19 a 21), em Bragança Paulista. O projeto também competiu no 17º Bench Day, realizado em junho na Capital, conquistando o quarto lugar.

Consumo consciente

A nova ferramenta está sendo desenvolvida dentro do conceito de Internet of Things (IoT), que prevê soluções de comunicação por meio da conexão entre o ambiente, o produtor e as máquinas, por meio da internet. A adoção da Water Wireless Sustain permitirá que o usuário monitore as culturas e execute os comandos necessários, a partir de qualquer lugar que tenha cobertura de internet.    

Para Guirardello, a tecnologia Water Wireless Sustain deve proporcionar uma redução aproximada de 35% no consumo de água, comparando com a irrigação tradicional. “Essa tecnologia permite mais economia e eficiência e pode substituir a irrigação por aspersão que joga um volume indiscriminado de água”, explica. 

Os orientadores do projeto ressaltam que os alunos da Etec Bento Quirino pesquisaram sobre o tema economia de água para o TCC por serem sensíveis ao impacto ambiental causado pelo desperdício na irrigação. De acordo com o levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA), a taxa de desperdício de água na atividade agrícola é de 50%. As perdas são provocadas principalmente pelas práticas de irrigação mal executadas e pelo descontrole do produtor no uso da água no processamento de produtos.       

O alto índice de perda contribui para que a agricultura seja a atividade econômica que mais consome água. Segundo dados da ANA e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 70% da água tratada vai para o abastecimento das produções agrícola e pecuária.

Back To Top

Notícias

Fatecs e Etecs estão com inscrições abertas para processo seletivo
Risoto premiado leva professora de Etec para estudar na Itália
Fatec Catanduva dá consultoria para instituições filantrópicas
Etec Santa Ifigênia sedia workshop com chef estrelado
Centro Paula Souza recebe exposição sobre o caminho inca

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados