AGPC


Introdução

A Área de Gestão de Parcerias e Convênios (AGPC) representa o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) em assuntos relacionados a parcerias e convênios provenientes das relações com  Empresas, Sindicatos, Prefeituras, Secretarias do Estado, Universidades e outras organizações.

A celebração de convênios deve estar em consonância com as finalidades da instituição: ensino e pesquisa.

De maneira geral, os proponentes procuram o CEETEPS para firmar parcerias, objetivando a execução de atividades ligadas:• ao ensino (organização e docência dos cursos técnico e tecnológico; formação e capacitação de profissionais em diferentes áreas; aprimoramento científico, ocupacional, abrangendo empresários, especialistas, pesquisadores, estudantes e professores);• à pesquisa (execução de projetos específicos, intercâmbio com universidades, órgãos de fomento e instituições científicas; promoção de congressos, simpósios e seminários; desenvolvimento de pesquisa aplicada em diferentes áreas; desenvolvimento de produtos) .


Acordos de Cooperação são ações conjuntas entre o Centro Paula Souza e as empresas públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, dentro das suas esferas de competência e especialização, visando estabelecer a cooperação para um interesse comum em consonância com as finalidades da instituição (ensino, pesquisa e extensão de serviços)


Documentos necessários parasolicitação do acordo

  • Ofício da empresa em papel timbrado, assinado pelo seu representante legal, devidamente comprovada a sua legitimidade, dirigido ao Diretor (a) Superintendente do Centro Paula Souza, solicitando e justificando a importância do Acordo de Cooperação.
  • Ofício da unidade de ensino em papel timbrado (Etec/Fatec), assinado pelo Diretor, mencionando o interesse e o objeto do Acordo de Cooperação.
  • Cópia do Estatuto (associações, fundações, sindicatos etc.).
  • Cópia do Contrato Social (empresa privada) e última alteração (se houver).

Responsáveis

Denio Gouvea

Tel: 3324-3386
Email: denio.gouvea@cps.sp.gov.br

Os Convênios referentes à instalação de classes descentralizadas são realizados entre o Centro Paula Souza e as Prefeituras Municipais.

O CEETEPS expande sua atuação em municípios que não contam com unidades de ensino da instituição, instalando cursos profissionalizantes que atendam à demanda do mercado de trabalho local, sob a gestão de uma Etec próxima ao município, ampliando o acesso à educação pública de qualidade.

Compete ao Centro Paula Souza a responsabilidade de disponibilizar docentes, realizar o processo de seleção (Vestibulinho), matrícula de alunos e acompanhamento de vida escolar, bem como fornecer a estrutura pedagógica e supervisão escolar. O Município será responsável pelas instalações físicas necessárias ao pleno desenvolvimento do curso em conformidade com o plano de trabalho do convênio; manutenção do prédio escolar,  serviços de limpeza e vigilância, apoio administrativo e fornecer  alimentação escolar.

As classes descentralizadas  estão amparadas pela Deliberação CEE nº 06/99 que autoriza sua instalação, por prazo determinado, para atender a um projeto  educacional com justificativa social e atendimento a uma demanda específica ou transitória, visando à oferta de educação profissional de nível técnico.

As classes descentralizadas  com prefeitura deverão ser obrigatoriamente instaladas em prédio de escola municipal.


Documentos necessários para a solicitação do convênio

Ofício do prefeito solicitando uma classe descentralizada.

Dados cadastrais da Prefeitura, complementados com informações socioeconômicas do Município

Declaração do Exercício do Cargo de Prefeito.

Lei autorizando o Convênio com o Centro Paula Souza.

       – Quando houver a Lei aprovada, declaração de que a Lei está em vigência.

Os projetos agropecuários constituem um recurso didático-pedagógico de real importância no processo de formação profissional na área agropecuária. A Cooperativa-Escola, como um instrumento metodológico com fundamento nos princípios e prática do cooperativismo, propicia ao aluno vivenciar e assimilar todas as etapas da atividade produtiva, da produção, ao gerenciamento de uma empresa em todas as suas etapas, além da comercialização dos produtos excedentes. Eventualmente são gerados recursos que subsidiam ou complementam outros projetos de interesse didático-pedagógico.

Para alcançar seus objetivos educacionais, as cooperativas-escola  desenvolvem projetos, conforme plano anual, visando ao apoio nas áreas de produção, residência, gestão, reparos, convivência, comunicação e assistencial.


Responsável

Antônio Rolim

Tel: 3324-3322

Email: antonio.rolim@cps.sp.gov.br

A ampliação de rede de Escolas Técnicas Estaduais e  Faculdades de Tecnologia constitui um dos objetivos prioritários do governo paulista.

Para a implantação de novas Fatecs e Etecs, é necessária a celebração de convênios entre o Centro Paula Souza e o Município.Os critérios técnicos utilizados para implantação de Etec/Fatec nos municípios paulistas deverão ser tratados diretamente com a Diretoria Superintendente ou com a  Assessoria Técnica do Gabinete.

Todos os Convênios passam pelo mesmo trâmite até ser assinado e publicado.

Abaixo, segue o fluxo interno para todos os tipos de convênio.  

A Equipe de Planejamento e Qualidade é responsável pela avaliação dos Convênios de classes descentralizadas  e Acordos de Cooperação.

A avaliação dos convênios de classes descentralizadas tem como finalidade  verificar se o parceiro está cumprindo com as cláusulas do convênio.

A avaliação dos Acordos de Cooperação visa averiguar se as metas propostas foram cumpridas.Nosso objetivo é o compromisso com os colaboradores para alcançar o crescimento e a melhoria.


Responsáveis

Raul de Albuquerque

 Tel: 3324-3387

 Email: raul.albuquerque@cps.sp.gov.br

A prestação de contas é obrigatória para pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos. Portanto, se faz necessário a comprovação dos gastos realizados, lembrando que os recursos devem ser aplicados em cumprimento do objeto do convênio. Cabe aos órgãos competentes a fiscalização, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade dos gastos.

A equipe de prestação de contas da AGPC fica responsável por receber e analisar as contas dos convênios com repasse de recursos e elaborar as prestações de contas para envio aos órgãos concedentes,  em  cumprimento de todas as normas e instruções do órgão fiscalizador Tribunal de Contas, buscando sempre estar em dia com os prazos dentro da legalidade para aprovação das contas.


Responsáveis

Andréa Alecrim

Tel: 3324-3328

Email: andrea.rocha@cps.sp.gov.br

Ramom Silva

Tel: 3324-3332

Email: ramom.silva@cps.sp.gov.br

Programa de Alimentação Escolar


Responsáveis

Julia Sleiman

Tel: 3324-3384

Email: julia.sleiman@cps.sp.gov.br

Selma Santos

Tel: 3324-3345

Email: selma.santos@cps.sp.gov.br

Monika M. F. Nogueira

Tel: 3324-3385

Email: monika.nogueira@cps.sp.gov.br


O mapa do Estado de São Paulo está dividido por equipes representadas por cores. Estas equipes são responsáveis pelos convênios de Expansão de Etec, Expansão de Fatec, Classes Descentralizadas,  Cooperativas-Escola  e outros convênios.



Responsáveis

Fernanda Pinheiro

Tel: 3324-3389
Email: fernanda.pinheiro@cps.sp.gov.br

Marçal Santos

Tel: 3324-3398
Email: marcal.santos@cps.sp.gov.br

Responsáveis

Adriana Oliveira

Tel: 3324-3403

Email: adriana.oliveira@cps.sp.gov.br

Manoel Almeida

Tel: 3324-3399

Email: manoel.almeida@cps.sp.gov.br

Responsáveis

Antonio Covello

Tel: 3324-3394

Email: antonio.covello@cps.sp.gov.br

Fabio Lopes

Tel: 3324-3552

Email:fabio.lopes@cps.sp.gov.br


Gestora

Josie

Tel:3324-3393

Email: josie.pereira@cps.sp.gov.br

Assistente Administrativa

Ideli Demeo

Tel: 3324-3376

Email: ideli.demeo@cps.sp.gov.br