ABC ganha mais uma Etec. Governador entrega as instalações da unidade

Na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Rio Grande da Serra e participou da cerimônia de entrega do prédio que […]

22 de outubro de 2014 5:31 pm Institucional

Na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Rio Grande da Serra e participou da cerimônia de entrega do prédio que abrigará a sétima unidade localizada no ABC. “E a 218ª escola técnica do Estado”, lembra o governador.

A região do ABC já conta com Etecs nos municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, estiveram no evento.

Na parceria para implantação da Etec, coube à Prefeitura a construção da sede da unidade, que recebeu investimento no valor de R$ 7,83 milhões, sendo R$ 6 milhões repassados pelo Estado e R$ 1,83 milhão proveniente do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). Entre 2013 e 2014, o governo estadual investiu cerca de R$ 600 mil para compra de mobiliário e equipamentos. “Os equipamentos que vão chegar serão dos mais modernos”, informa Alckmin.

As instalações físicas da futura Etec estão distribuídas em dois blocos que abrigam 9 salas de aula, 10 espaços para laboratórios (1 de análises ambientais, 1 de análises microbiológicas, 1 de desenho, 2 de construção civil, 3 de informática, 1 de mecânica dos solos e 1 de topografia), miniauditório e 12 salas administrativas, entre outros ambientes.

A escola técnica de Rio Grande da Serra iniciou suas atividades em julho como classe descentralizada – unidade que funciona com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec – com dois cursos técnicos: Administração e Manutenção e Suporte em Informática, ambos à noite. Atualmente, tem 77 alunos matriculados. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2015 oferece 40 vagas, à noite, para o curso de Administração.

Vestibulinho

As inscrições para o processo seletivo das Etecs para o 1º semestre de 2015 vão até 7 de novembro. Ao todo, são oferecidas mais de 82 mil vagas para os ensinos Médio, Técnico, Técnico Integrado ao Médio e Especialização Técnica. O exame será no dia 7 de dezembro. A inscrição deve ser feita pela internet no site www.vestibulinhoetec.com.br

No próximo semestre, entra em funcionamento a Etec Itaquera II, na Capital, com os cursos de Desenho da Construção Civil, Edificações e Edificações integrado ao Médio.