Etecs e Fatecs participam do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos

Alunos e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais estão deixando sua marca na história dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 ao participarem do revezamento da tocha olímpica. Mais de […]

19 de julho de 2016 5:14 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Tocha olímpica está percorrendo o estado de São Paulo

Alunos e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais estão deixando sua marca na história dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 ao participarem do revezamento da tocha olímpica. Mais de 20 unidades do Centro Paula Souza participam do evento.

Neste ano, a tradicional cerimônia que marca o percurso da chama acesa na Grécia até o Rio de Janeiro, a cidade-sede desta Olimpíada, selecionou personagens com histórias marcantes, além dos melhores estudantes do País para serem os guardiões da celebração.

Com a tocha na etapa final de sua viagem, algumas regiões do Estado de São Paulo já foram percorridas. No final de junho, antes de seguir para o Paraná, a chama passou pela parte noroeste do Estado, onde foi recebida pelas Etecs Antônio Devisate (Marília), Augusto Tortolero Araújo (Paraguaçu Paulista), Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo (Presidente Prudente) e Pedro D’Arcádia Neto (Assis).

Por lá a festa foi grande e comoveu os participantes. Juliana Pereira de Assis, da Etec de Assis, foi responsável por acender a tocha do primeiro condutor no revezamento pelo município, no dia 28 de junho. “Foi muito emocionante. Eu me senti muito feliz por fazer parte desse momento tão importante para a cidade”, conta a aluna, selecionada a partir de um conto sobre os esportes paraolímpicos.

No último fim de semana, a tocha voltou a percorrer o Estado de São Paulo, passando novamente por mãos etecanas. As Etecs  Sales Gomes (Tatuí), Dr. Celso Charuri (Capão Bonito) e Dr. Domingos Minicucci Filho (Botucatu) conduziram a chama e uma das representantes foi Karen Gabrielli Corso Ceranto, também escolhida por concurso de redação, promovido pelo Ministério da Educação nas melhores escolas paulistas. “É uma experiência única. Apesar de ser breve, é algo que levarei para sempre na memória”, conta Karen.

Espírito olímpico

Alguns participantes do revezamento foram escolhidos por seu legado e história de vida. É o caso do professor Hedpo Azevedo, da Etec de Assis, que conduziu a tocha por 200 metros como reconhecimento por ensinar teatro de forma gratuita a jovens. A ex-aluna da Fatec, Mirian Poltronieri, de Indaiatuba, também receberá a honraria. Ela criou, durante seu trabalho de graduação em Gestão Empresarial, um plano de marketing para alavancar a produção agrícola de sua família.

Veja o cronograma da chama olímpica nos municípios onde as unidades estão localizadas:

 

Mês Dia Município Unidade
Junho 27 Presidente Prudente Etec Prof. Dr. Antonio Eufrásio Toledo
28 Marília Etec Antonio Devisate
Assis Etec Pedro D’Arcadia Neto
Paraguaçu Paulista Etec Augusto Tortorelo Araújo
Julho 16 Capão Bonito Etec Dr. Celso Charuri
17 Tatuí Etec Sales Gomes
Botucatu Etec Dr. Domingos Minicucci Filho
18 São Carlos Etec Paulino Botelho
19 Barretos Etec Cel. Raphael Brandão
Bebedouro Etec Prof. Idio Zucchi
20 Americana Etec Polivalente de Americana
Campinas Etec Bento Quirino
21 Osasco Etec Osasco II
Indaiatuba Fatec Indaiatuba
22 São Vicente Etec Drª Ruth Cardoso
Guarujá Etec Alberto Santos Dumont
23 Santo André Etec Julio de Mesquita
São Bernardo do Campo Etec Lauro Gomes
São Caetano do Sul Etec Jorge Street
24 São Paulo Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas (Parque Santo Antonio)
Etec Prof. Dr. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba)
Etec Raposo Tavares
26 São José dos Campos Etec São José dos Campos
Suzano Etec de Suzano

Mapa da tocha:

Etecs e Fatecs participam do revezamento da tocha olímpica

Compartilhe


Veja também