skip to Main Content

Veículos off road projetados por alunos de Fatecs disputam 23ª Baja SAE Brasil

Veículos Off Road Projetados Por Alunos  De Fatecs Disputam 23ª Baja SAE Brasil
Crédito: Divulgação | Carro da equipe Fatecnólogos da Fatec São Paulo durante prova na última edição da competição, em São José dos Campos

Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) São José dos Campos e São Paulo participam da 23ª Competição Baja SAE Brasil entre os dias 9 e 12 de março. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado em uma área do Parque Tecnológico de São José dos Campos, localizada ao lado da Fatec. Cerca de 1,8 mil estudantes e professores, divididos em 88 equipes, de 81 institutos de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil, se inscreveram para participar da competição.

Os competidores devem projetar e construir seus veículos off road para a corrida de acordo com as especificações dos organizadores. A competição envolve todos os desafios e etapas de um projeto de engenharia real: concepção, construção e testes. Tudo isso levando em conta a necessidade de fabricar um veículo de baixo custo e economicamente viável para produção em larga escala.

Nos primeiros dias do evento, os estudantes apresentam seus protótipos, participam de inspeções técnicas e provas dinâmicas para avaliar itens como segurança, conforto, tração, aceleração, frenagem e velocidade máxima. No domingo, as equipes disputam um enduro de resistência com duração de quatro horas.

Fatecnólogos e Turuna

A Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, será representada pela tradicional equipe Fatecnólogos, formada por estudantes de diversos cursos. Desde 1995, a unidade participa do campeonato, projetando, construindo e pilotando seus protótipos. Nesta edição, eles entrarão na pista com o carro número 45. Confira página da equipe no Facebook

Já a Fatec São José dos Campos, desde 2016 oferece parte de suas instalações e auxilia na organização do evento.  Neste ano vai participar pela primeira vez com uma equipe de competidores. Eles entrarão na disputa com o carro número 86, batizado de Turuna, que significa valente na língua tupi-guarani falada pelos antigos moradores do Vale do Paraíba.

Saiba mais sobre a 23ª Competição Baja SAE Brasil

Back To Top