Startups vencedoras do Pitch Gov SP farão projetos de tecnologia em 10 Etecs

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinou nesta quinta-feira, 18 de agosto, convênio com duas startups vencedoras do Pitch Gov SP, competição promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com […]

18 de agosto de 2016 3:43 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Acordo assinado prevê implantação de soluções digitais pelos vencedores do desafio de tecnologia

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinou nesta quinta-feira, 18 de agosto, convênio com duas startups vencedoras do Pitch Gov SP, competição promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O concurso selecionou propostas inovadoras para soluções de desafios da administração pública.

“Além dos ganhos práticos com os resultados dos projetos, a experiência será uma oportunidade para os alunos interagirem com profissionais e empreendedores do meio tecnológico, o que irá auxiliar no aprendizado e servir de inspiração para o surgimento de novas startups”, ressaltou a diretora-superintendente.

As duas empresas foram classificadas para desenvolver seus projetos em 10 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A iniciativa tem como objetivo trazer visibilidade para as startups e seu potencial de inovação e aplicabilidade, sem custos para o Estado.

Eficiência energética

Uma das startups vencedoras do desafio é a DEV Tecnologia, que faz parte da incubadora do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP). A empresa implantará um sistema informatizado de gestão do consumo de energia na Etec Santa Ifigênia, na Capital. Serão aplicados dispositivos de automação, como sensores de presença, temporizadores e iluminação LED em sala de aula, corredor e banheiro. Após 30 dias, será apresentado um relatório comparativo com a avaliação do desempenho da proposta.

Comunicador escolar

A outra iniciativa é um aplicativo para integrar alunos, pais, direção e professores de nove Etecs da região de Campinas. O projeto ClassApp pretende facilitar a comunicação de estudantes e educadores para tirar dúvidas sobre conteúdos, avisar sobre faltas e compartilhar informações em geral. Os pais poderão trocar mensagens com a direção sobre temas ligados a reuniões e outros assuntos de interesse.

As escolas que irão participar do projeto são: Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras; Etec Trajano Camargo, de Limeira; Etec Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu; Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim; Etec de Nova Odessa; Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa e Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso, de Piracicaba; Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro e Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste.