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Simpósio discute profissionalização docente no Centro Paula Souza

Simpósio Discute Profissionalização Docente No Centro Paula Souza
Crédito: Divulgação | Durante a abertura do Semtec, coordenadora de Ensino Superior do Centro Paula Souza destacou importância da integração entre os professores de diferentes níveis de ensino

Cerca de 250 pessoas participaram, entre os dias 20 e 21 de maio, do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza, realizado na sede da instituição, no centro da Capital. No total, foram apresentados 40 projetos de pesquisa de professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), com o objetivo de estimular a troca de experiências e debates sobre a profissionalização docente. Uma das principais novidades da edição 2014 foram os trabalhos elaborados por professores do Ensino Superior. Nos anos anteriores, o simpósio era voltado somente às Etecs.

Durante a cerimônia de abertura do encontro, a coordenadora de Ensino Superior e Graduação do Centro Paula Souza, Mariluci Alves Martino, destacou a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino e a necessidade de aprofundamento dos temas discutidos. “Além de estimular o diálogo e a reflexão, o encontro permite o aprofundamento de assuntos relacionados à tecnologia e inovação no ambiente escolar, como as novas práticas pedagógicas com a implantação do ensino a distância nas Fatecs”, afirmou.

Os projetos apresentados foram divididos em três linhas de estudo: “Identidade do professor e saberes da docência”, “Formação do professor” e “Representações sociais do professor”. Após a exposição, são feitas mesas de debate com os pesquisadores.

Além das palestras, os visitantes puderam conferir 15 projetos em formato de pôsteres no hall de entrada do prédio. A abertura do simpósio também contou com palestras de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Confira os projetos apresentados

Linhas de estudo

Formação do professor – formação pedagógica, acadêmica, em serviço ou continuada e seu impacto na estruturação do profissional docente.
Identidade do professor e saberes da docência – reflexão sobre o que é ser professor, seu perfil, competências, habilidades, valores e conhecimentos específicos.
Representações sociais do professor – formação docente a partir de uma perspectiva coletiva: maneira como a sociedade percebe e avalia a função e recompensas sociais da docência.

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