Simpósio de Ciência e de Tecnologia da Fatec Tatuí debate gestão de recursos hídricos

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí realizará na próxima semana, de 3 a 5 de outubro, o 11º Simpósio de Ciência e de Tecnologia com o tema Gestão participativa dos recursos hídricos. O […]

28 de setembro de 2016 10:21 am Institucional

Crédito: Visual Hunt

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí realizará na próxima semana, de 3 a 5 de outubro, o 11º Simpósio de Ciência e de Tecnologia com o tema Gestão participativa dos recursos hídricos. O encontro é gratuito e aberto a toda comunidade. Durante os três dias de evento haverá apresentações de trabalhos de alunos, palestras e debates. Para participar, é necessário se inscrever pelo site até sexta-feira, 30.

Anualmente, a Fatec Tatuí organiza o Simpósio visando estimular a troca de experiências e discutir temas relevantes para a formação profissional de seus estudantes. A intenção é promover a reflexão sobre assuntos da atualidade e mobilizar os participantes a atuar em favor do meio ambiente.

O encontro contará com palestras de profissionais das áreas de sustentabilidade e de tecnologia, como o diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário César Mantovani, o diretor regional da ONG Amainan Brasil, Paulo Sergio Sgroi Pupo, e o diretor de operações técnicas do Parque Tecnológico de Sorocaba, Vidal Dias da Mota Junior.  Nos intervalos, haverá apresentações musicais dos alunos do curso de Produção Fonográfica.

Portas abertas

Após o evento, na quinta-feira, 6, a Fatec estará aberta para receber alunos do Ensino Médio do município de Tatuí e de cidades da região. O objetivo é mostrar aos estudantes a produção científica da unidade, além de oferecer atividades de sensibilização artística. Haverá visitas guiadas às instalações da faculdade, como laboratórios de eletrônica, de máquinas elétricas, de robótica, entre outros.
Confira a programação do 11º Simpósio de Ciência e de Tecnologia:

Segunda-feira, 3 de outubro

19 horas – Palestra A importância da gestão participativa na construção da política ambiental – Mário César Mantovani (Diretor de Políticas Públicas da ONG SOS Mata Atlântica)

Terça-feira, 4 de outubro

8 horas – Credenciamento
8h30 – Minuto musical
9 às 11 horas – Palestra Gestão de projetos e sustentabilidade – Paulo Sergio Sgroi Pupo (Diretor Regional da Organização Ambientalista Amainan Brasil)
14 horas – Credenciamento
14h30 – Minuto musical
15 às 17 horas – Palestra O homem como sujeito transformador do meio ambiente –  Vidal Dias da Mota Junior (Diretor de Operações Técnicas do Parque Tecnológico de Sorocaba)
19 horas – Credenciamento
19h30 – Minuto musical
20 às 22 horas – Mesa-redonda com o tema Gestão participativa no Comitê de Bacias dos rios Sorocaba e Médio-Tietê. Participantes: Wendell Wanderley Rodrigues (Vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio-Tietê), Malu Ribeiro (Coordenadora e editora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica), e André Cordeiro Alves dos Santos (Professor Associado da UFSCar – Campus Sorocaba)

Quarta-feira, 5 de outubro

8 horas – Credenciamento
8h30 – Minuto musical
9 às 11 horas – Palestra Mapeamento colaborativo e geocolaboração como ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos – Arlete Aparecida Correia Meneguette (Livre-docente em Cartografia pela Universidade Estadual Paulista)
14 horas – Credenciamento
14h30 – Minuto musical
15 às 17 horas – Palestra Inovação, meio ambiente e tecnologia –  Rodrigo Mendes (Diretor de Ciência, Tecnologia & Inovação da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova Sorocaba e Diretor Executivo Voluntário da Associação Incubadora)
19 horas – Credenciamento
19h30 – Minuto musical
20 às 22 horas – Palestra A Floresta Nacional de Ipanema: desafios na gestão socioambiental – Alexandre Cordeiro (Gestor da Floresta Nacional de Ipanema)

Serviço

Fatec Tatuí – Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo
Endereço: Rodovia Mário Batista Mori 971, Jardim Aeroporto, Tatuí
Telefone: (15) 3205-7780

www.fatectatui.com.br/simposio

Compartilhe


Veja também