Serviço de buscas na web Baidu lança programa para acelerar startups digitais

Responsável pelo segundo maior serviço de buscas na web do mundo, atrás somente do Google, a multinacional de tecnologia Baidu está com as inscrições abertas para o programa Baidu Acelera. O objetivo da iniciativa é […]

20 de abril de 2016 3:41 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Primeira etapa do Baidu Acelera selecionará 10 finalistas para apresentar suas propostas a investidores e executivos da empresa

Responsável pelo segundo maior serviço de buscas na web do mundo, atrás somente do Google, a multinacional de tecnologia Baidu está com as inscrições abertas para o programa Baidu Acelera. O objetivo da iniciativa é apoiar o crescimento de startups brasileiras na área digital gestadas por estudantes.

Alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e de outros quatro institutos de nível superior podem submeter seus projetos via formulário online e participar do processo seletivo para concorrer ao prêmio. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 28 de abril. Confira o site do programa.

Serão selecionados 10 finalistas para apresentar, ao vivo, no dia 18 de maio, suas propostas para diretores do Baidu, representantes de fundos de investimento e executivos de empresas filiadas à Associação Brasileira de O2O (on-line to offline – negócios que utilizam aplicativos online para venda de serviços).

A empresa oferecerá aos dois primeiros colocados o equivalente a R$ 100 mil em publicidade dentro de sua rede de aplicativos móveis, que soma 27 milhões de usuários ativos no País. O valor permitirá que cada startup apresente seu aplicativo ao menos 12,5 milhões de vezes a usuários brasileiros, com o intuito de incentivar novas instalações e crescimento da base de usuários.

Os vencedores também terão acesso à estrutura de rede, telefonia e salas de reunião do escritório do Baidu, no bairro do Brooklin, na Capital. Receberão ainda mentoria com especialistas em inovação e acesso às conexões do Baidu no Brasil e no mundo. Em troca, os estudantes devem concordar em ceder até 5% de participação em suas startups ao Baidu Brasil.

Para participar do programa, os projetos digitais mobile devem ser desenvolvidos por ao menos um aluno matriculado em um dos institutos participantes. Além das Fatecs, concorrem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e o Insper.

A principal exigência é que a solução apresentada possa rodar em dispositivos com sistema operacional Android, plataforma móvel líder de mercado no Brasil.

Sobre o Baidu

Baidu Inc. é o principal provedor de pesquisas na internet em língua chinesa e o segundo maior serviço global de buscas do mundo. Fundado em 2000, além de atender usuários individuais que navegam na internet, também oferece plataformas de publicidade digital e, desde 2005, tem suas ações listadas na NASDAQ Global Select Market sob o símbolo “BIDU”.

Compartilhe


Veja também