Retrospectiva 2017: mais um ano de bons resultados e notícias para o Centro Paula Souza

Entre os destaques do ano estão a primeira edição virtual da Feira de Tecnologia do CPS (Feteps), debates sobre a Reforma do Ensino Médio, muitas aprovações em universidades públicas, resultados no Enem, conquistas de prêmios e medalhas

29 de dezembro de 2017 10:29 am Etec, Fatec, Institucional

Presença de mulheres em áreas consideradas territórios masculinos foi um dos assuntos de 2017 | Gastão Guedes

Embora tenha sido desafiador, 2017 trouxe bons resultados para o Centro Paula Souza (CPS). Com novas estratégias e parcerias, a instituição conseguiu avançar, lançando cursos, entregando unidades e colhendo os frutos do ensino de qualidade que oferece à população.

Este foi o ano da primeira edição virtual da Feira Tecnológica do CPS (Feteps) e dos debates sobre a Reforma do Ensino Médio, por exemplo. Foi um período de muitas aprovações em universidades públicas, de bons resultados no Enem, de conquistas de prêmios e medalhas.

Relembre alguns dos bons momentos de 2017, mês a mês:

Janeiro

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) São Caetano do Sul e Carapicuíba participaram da Global Game Jam, uma maratona internacional de criação de games. Voltadas aos interessados no desenvolvimento de jogo, as atividades foram realizadas simultaneamente em cerca de 90 países.

Esse foi o sétimo ano consecutivo em que a Fatec São Caetano do Sul sediou a maratona | Acervo pessoal

Veja também:

Etecs e Fatecs apresentam workshops sobre apps e games na Campus Party 2017


Fevereiro

O Laboratório de Corrosão de Materiais, equipado em parceria com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), foi entregue à Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sertãozinho. No total, foram investidos R$ 3,3 milhões pelo Governo do Estado na compra de equipamentos e na infraestrutura do laboratório. O projeto faz parte do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de São Paulo, executado pela SDECTI com parte dos recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Laboratório conta com aparelhos de última geração para realização de ensaios e pesquisas envolvendo processos de corrosão | Divulgação

Leia também:

Etecs e Fatecs ganham cinco estações meteorológicas para estudos climáticos

Etec Roberto Marinho cria campanha digital da nova temporada de Malhação


Março
 

Conhecimento é uma das formas mais eficientes para quebrar barreiras, estigmas e preconceitos, tais como o de gênero. Entre os estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais é possível perceber a presença relevante de alunas do sexo feminino em áreas que até há pouco tempo eram consideradas território cativo dos homens.

Alunas do curso de Construção de Edifícios da Fatec Tatuapé | Gastão Guedes

Outros destaques de março:

Especialista norte-americano desenvolve projeto de ensino de inglês nas Fatecs

Alunos das Etecs conquistam mais de 3.800 vagas em universidades e faculdades públicas

Etecs se destacam na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Projetos científicos de alunos das Etecs são premiados na 15ª edição da Febrace


Abril

O trabalho Pele artificial econômica, desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca, sob orientação da professora Joana Félix, fez parte da mostra temporária Inovanças – Criações à Brasileira, do Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

Doutora em Química, Joana Félix orientou o projeto dos alunos do curso técnico em Curtimento | Acervo pessoal


Maio

Os bons resultados dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já são uma tradição. As estratégias de algumas unidades para que seus alunos cheguem longe foram destaque no mês de maio.

Em Jundiaí, estudantes participaram de simulado para o Enem | Divulgação

Veja também:

Fatec Mogi Mirim inaugura Laboratório de Automação Industrial


Junho
 

O Centro Paula Souza (CPS) promoveu encontro semestral do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp), com o tema O Impacto da Reforma do Ensino Médio na Educação Profissional.

Participantes assistiram às apresentações sobre a forma como as instituições de educação profissional estão se preparando para as mudanças do ensino | Divulgação

Leia também:

Cresce número de revistas científicas nas Fatecs para fortalecer a produção acadêmica

Fatecs apostam em eSports para promover aprendizado e entretenimento


Julho
 

Para tentar contribuir com a inclusão de mulheres em atividades físicas no geral e no futebol em especial, Priscila Martins, técnica em Organização Esportiva pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes – Curt Walter Otto Baumgart, na Capital, desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o artigo científico Futebol feminino – uma história de lutas por reconhecimento social e profissional. Seu trabalho foi incluído no acervo permanente da Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, no Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, na Capital.

Técnica em Organização Esportiva, Priscila Martins é apaixonada por futebol desde criança | Divulgação

Outro destaque do mês:

Estado de São Paulo ganha duas Fatecs e uma Etec


Agosto

Projetos de quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), localizadas na Região Administrativa de Campinas, foram selecionados para a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em outubro na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) acontece na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina | Divulgação

Outros destaques de agosto:

CPS e Prefeitura de Jundiaí lançam cursos nas áreas de audiovisual e multimídia

Empreendedorismo é tema do 4º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico

Alunos da Fatec de Jaú vão identificar e catalogar espécies de árvores do município


Setembro

O torneio de cubo mágico da Escola Técnica Estadual (Etec) de Jacareí chegou à terceira edição em 2017. O campeonato, organizado por alunos, é reconhecido pelo World Cube Association (WCA), órgão que regula competições do tipo em todo o mundo. A iniciativa da unidade foi destaque no portal do Ministério da Educação (MEC).

Competição inclui diversas modalidades de resolução do cubo, das mais conhecidas à montagem com os pés ou com apenas uma mão | Divulgação

Leia também:

Estudantes da Etec Jaraguá participam do Parlamento Jovem Brasileiro edição 2017


Outubro
 

Em 2017, a 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) teve novo formato, totalmente virtual. Pelo site foi possível conhecer 259 pesquisas, sendo 176 de Etecs, 62 de Fatecs, 17 de parceiros internacionais e 4 de instituições nacionais. Os vencedores foram conhecidos no fim de outubro e premiados em novembro.

Feteps apresenta os projetos finalistas em estandes virtuais com fotos dos expositores, vídeos e banners | Reprodução

Outros destaques do mês:

Centro Paula Souza comemora 48 anos trabalhando pelo ensino de qualidade no Estado

Aluno da Etec de Artes participa do The Voice Brasil e entra no time de Lulu Santos

Aluna da Etec Carlos de Campos vence concurso de risotos e vai estudar na Itália

Etecs de Mauá e Albert Einstein são as vencedoras do desafio StartUp in School 2017


Novembro

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas é a primeira unidade do Centro Paula Souza (CPS) a oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. Inédita no Brasil, a nova graduação foi desenvolvida por meio de parceria da instituição com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e lançada no mês de novembro. Outros cursos inéditos que o CPS oferece nos processos seletivos para o primeiro semestre de 2018 são: curso técnico de Produção de Vidros e curso superior tecnológico de Manufatura Avançada.

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participou do evento de lançamento do curso da Fatec Campinas l Divulgação

Leia também:

Conheça os quatro projetos de alunos de Etecs vencedores do Prêmio Eseg de Gestão 2017


Dezembro
 

Mais uma vez os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destacaram o bom desempenho dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). De acordo com os dados da avaliação de 2016 tabulados e publicados pelo jornal Folha de S. Paulo, as 20 melhores escolas públicas da Capital são Etecs e entre as 20 melhores estaduais do Brasil, 8 são Etecs. Na lista das 50 melhores escolas públicas do Estado de São Paulo, 44 são unidades do Centro Paula Souza. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou os resultados do Enem por escola, o que dificultou o acesso às informações. Os dados estão disponíveis apenas por aluno no site da instituição ligada ao MEC.

Etec Prof. Basilides de Godoy, na Capital, foi uma das escolas que se destacaram na avaliação | Gastão Guedes

Veja também:

Estudantes da Etec Polivalente de Americana recebem prêmio destaque de empreendedorismo

Alunos das Etecs têm 22 projetos selecionados entre os finalistas da 16ª edição da Febrace

Compartilhe


Veja também