Programas de Inovação do CPS impulsionam projeto de empreendedora de Taubaté

Trilhas de aprendizado da instituição foram usadas para conduzir proposta de educação profissional para pessoas interessadas em montar ou incrementar um negócio de produção de alimentos

24 de agosto de 2022 10:20 am Institucional

Projeto Futricando na Cozinha passou por duas, das três etapas da Trilha do Empreendedorismo do CPS | Foto: Arquivo Patrícia Bonafe

Empreender faz parte da realidade de mais de 43 milhões de brasileiros, segundo relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Quem decide enfrentar o desafio dedica tempo, estudo e muita preparação para levar o negócio a diante. Encarando esse movimento, a empreendedora de Taubaté, Patrícia Bonafe, estrutura seu curso de formação profissional para pessoas interessadas em montar ou aperfeiçoar um empreendimento de produção de alimentos, o Futricando na Cozinha.

Mesmo com experiência no mercado na área de confeitaria, a empresária percebeu a necessidade de buscar mais aprendizado para aprimorar seu projeto. Foi com a Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), curso que tem como objetivo transformar ideias inovadoras em modelos de negócios, que ela consolidou seus planos. “Quando me inscrevi, eu não tinha ideia de como as aulas iriam mudar o jeito de pensar meu projeto, meu jeito de entender a internet, o uso das redes sociais. Com o curso aprendi muito sobre as ferramentas de negócios e o uso delas para alavancar minha ideia”, relembra Patrícia.

A Escola de Inovadores é a primeira fase do programa de inovação do CPS, a Trilha do Empreendedorismo. Após esta etapa, o Futricando na Cozinha também foi selecionado para a segunda fase, a Vitrine Inova CPS. A empreendedora destaca que essas oportunidades tiveram muita importância em sua busca por aprendizado. “Passar por esses programas foi um divisor de águas para o projeto, eu entrei com a ideia, mas foi na Escola que eu pude lapidar e dar andamento. Cada aula foi uma contribuição que vou levar para todas as etapas que ainda tenho pela frente”.

Compartilhar conhecimento

A idealização do Futricando na Cozinha começou a partir das experiências vividas por Patrícia durante 15 anos empreendendo em confeitaria. Ela faz bolos e doces para festas, mas viu o número de pedidos cair drasticamente com a pandemia de Covid-19. Foi então que decidiu colocar seu foco na proposta que já estava na gaveta. “Quando comecei a empreender pesquisei muito e percebi que para ter boas informações tinha que fazer buscas intermináveis, então decidi criar o que eu gostaria de ter tido acesso quando comecei”, afirma.

O Futricando na Cozinha vai oferecer, em um só lugar, suporte e ferramentas pensadas em quem está começando ou deseja aperfeiçoar os pequenos negócios ligados à cozinha. “A ferramenta é uma escola on-line, com cursos completos para ensinar as pessoas a empreender no setor de alimentação, em todas as etapas”, explica. “Quero ir além das receitas.”

Patrícia explica que para abrir um negócio é preciso ter em mente tudo sobre orçamentos, logística financeira, pilares para o negócio crescer, otimização da produção e parcerias estratégicas. “A minha escola vai do planejamento, passando pelo marketing, a elaboração de identidade visual, cardápios, publicações nas redes sociais, até como fazer entregas, a gestão e o pós-vendas.”

A empreendedora identificou que a falta de conhecimento sobre gestão, muitas vezes, é o motivo para o fechamento de muitos negócios. “O Futricando na Cozinha vai oferecer cursos completos, prestar suporte para a o dia a dia e garantir que organização faça parte da rotina do empreendedor e viabilize o crescimento e a manutenção do negócio”.

Hoje, Patrícia dedica-se à produção dos cursos e já planeja desenvolver um aplicativo para conectar o empreender à fornecedores e clientes, em um mesmo ambiente. “Eu fiz uma nova inscrição para a Escola de Inovadores, tenho certeza de que ainda tenho muito conhecimento para buscar e quero chegar à terceira etapa da Trilha, o Acelera CPS”.

Inscrições abertas

O CPS está com inscrições abertas para a 15ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. Para participar, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo, que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 2 de setembro pelo site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.

Trilha de Empreendedorismo

A Escola de Inovadores é a primeira etapa do programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, que conta com mais dois estágios. A segunda fase é a Vitrine Inova CPS, em que os 50 melhores projetos do curso são convidados para avançar no desenvolvimento dos seus modelos de negócios, com o apoio de empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking. As propostas ficam disponíveis no site para serem conhecidas e avaliadas por mentores, investidores e possíveis parceiros.

A terceira e última etapa é o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS, que reúne os 20 melhores participantes da Vitrine, com maior potencial de mercado, para mentorias especializadas na captação de recursos financeiros para alavancar as startups.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Compartilhe


Veja também