Programa Jovens Embaixadores seleciona alunos de Etecs para intercâmbio

Dois alunos do Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 jovens escolhidos no País para participar da 13ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.  […]

17 de novembro de 2014 5:30 pm Institucional

Dois alunos do Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 jovens escolhidos no País para participar da 13ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.  Davi Dom Bosco, da Etec Júlio Cardoso, de Franca, e Raiane dos Anjos Pereira, da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, concorreram com mais de 13 mil estudantes. O embarque acontece em janeiro de 2015.

A iniciativa oferece aos alunos brasileiros da rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, viagem de três semanas aos Estados Unidos.  Como requisitos para participar do programa, o jovem precisa ter excelente desempenho escolar, fluência em inglês, perfil de liderança e também prestar serviço voluntário à comunidade.  O processo de seleção inclui prova escrita e oral, entrevista pessoal e análise socioeconômica. Outras informações estão no link.

Durante o intercâmbio, os estudantes terão a chance de conhecer Washington, a capital dos EUA, e de participar de reuniões com autoridades do governo norte-americano e líderes de Organizações Não Governamentais (ONGs). A agenda inclui visita a escolas e participação em atividades sociais e culturais na comunidade. Cabe aos embaixadores a tarefa de fazer apresentações sobre o Brasil para estudantes americanos. No período do intercâmbio, os brasileiros ficarão hospedados em casas de famílias americanas.

Davi já está se preparando para a sua primeira viagem ao exterior. “O mais longe que cheguei foi Minas Gerais”, brinca. “Minhas expectativas para a viagem aos EUA são as melhores. Vou conhecer uma nova cultura e alargar meus horizontes”, finaliza.

Edições anteriores

Outros seis alunos de Etecs já foram contemplados pelo programa. Em 2013, Amanda Ferraz, da Etec Sales Gomes, de Tatuí, foi selecionada. Em 2012, viajaram os estudantes Laurence Uehara, da Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Luiz  Carlos Marques Júnior, da Etec Monsenhor Antônio Magliano (Garça), e Marina Contiero Amoroso, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia). Em 2008, foi a vez de Raphael Gradinar Coelho, da Etec Jorge Street (São Caetano do Sul). Letícia Vieira Mattos, da Etec Antonio Devisate (Marília), participou em 2007.

Leia mais

Aluna da Etec de Tatuí é selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores

Jovens Embaixadores 2012 contempla três alunos de Etecs

Compartilhe


Veja também