Profissionais com ensino superior buscam cursos técnicos para fazer ajustes na carreira

Depois de terminar um curso superior, muitos profissionais buscam cursos de pós-graduação lato sensu, MBAs, ou iniciam seus mestrados e doutorados, de acordo com o que projetaram para suas carreiras. Não são poucos, porém, os […]

6 de fevereiro de 2015 5:11 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Guilherme quer complementar seus conhecimentos para tratar patologias da voz de cantores

Depois de terminar um curso superior, muitos profissionais buscam cursos de pós-graduação lato sensu, MBAs, ou iniciam seus mestrados e doutorados, de acordo com o que projetaram para suas carreiras. Não são poucos, porém, os que começam um curso técnico para complementar os estudos da universidade ou se aprofundar em uma determinada área de sua formação. Para que se tenha uma ideia, dos 50.940 aprovados no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2º semestre de 2014, 3.564, ou 7%, tinham curso superior completo, segundo levantamento da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), que coordena os processos seletivos da instituição.

Fonoaudiólogo, pós-graduado em musicoterapia, Guilherme Toyogi Tanikazi Barros, de 24 anos, estuda Canto na Etec de Artes, na zona norte da Capital. A iniciativa surgiu ao ouvir falar da qualidade do curso, que proporciona conhecer a vida dos profissionais do canto. “Quero trabalhar com cantores, principalmente na parte de patologias da voz”, diz. “Fazer o curso técnico é uma forma de complementar meus conhecimentos.”

Estudando na mesma Etec, Willian Sampaio Novais, de 21 anos, considera que seu caminho natural seria buscar uma pós ou um mestrado. Formado em Música, ele trabalha com educação de jovens, mas sente deficiências em sua formação. “A primeira falha da faculdade é não realizar prova de proficiência”, afirma. “Você chega sem a necessidade de saber alguma coisa sobre música.”

As aulas do curso técnico de Canto já têm impacto na prática profissional de Willian. “Os exercícios de respiração, impostação vocal e dicção me ajudam muito e eu utilizo isso nas aulas que dou.” Fascinado com o clima da unidade, na qual os jovens parecem mesmo “respirar arte”, ele pretende fazer o curso técnico de Dança para se tornar um artista mais completo.