Professores de Etecs fazem capacitação em parceria com a Secretaria de Agricultura

Objetivo da ação é transferir conhecimento para os alunos e promover a difusão das pesquisas científicas e tecnológicas produzidas pelos institutos paulistas, contribuindo para a competitividade do agronegócio

7 de agosto de 2017 9:00 am Institucional

Crédito: Divulgação | Aula sobre técnicas de extração de óleos essenciais de plantas aromáticas e condimentares na Etec Camargo Aranha, na Capital

Propagação de plantas frutíferas, tecnologia na produção de cachaça, fruticultura tropical, aquicultura, implantação de videira e viticultura são alguns dos temas de cursos que serão ministrados a professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até o final do ano por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

A ação é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com o objetivo de promover a transferência e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos da agropecuária paulista.

“É uma oportunidade para estimular o interesse dos alunos pela pesquisa científica e ao mesmo tempo aplicar os conhecimentos gerados pelos pesquisadores em atividades práticas dentro da escola e também no mercado trabalho”, ressalta a coordenadora de projetos de agropecuária das Etecs, Adriana Medroni.

Os cursos serão ministrados a grupos com 24 professores que atuam em alguma das 35 Etecs agrícolas do Estado. As aulas serão aplicadas em polos regionais da Apta nas cidades de Adamantina, Jundiaí, Pariquera-Açu, Piracicaba e Ribeirão Preto. Também está previsto um curso sobre empreendedorismo no ensino agrícola em setembro, na Capital.

Alimentação saudável

A Etec Camargo Aranha, localizada no bairro da Mooca, na Capital, também desenvolve um projeto em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Apta com foco na utilização de alimentos saudáveis e no estímulo à geração de renda do pequeno agricultor familiar de áreas urbanas.

A iniciativa irá capacitar em diversos temas 15 professores dos cursos técnicos de Cozinha e de Nutrição e Dietética, além de profissionais da Secretaria da Agricultura.

No dia 27 de julho, as pesquisadoras Sandra Maria Pereira da Silva e Maria Alice Lemos Rachman, do Polo Regional da Apta no Vale do Paraíba, ensinaram técnicas de extração de óleos essenciais de plantas aromáticas e condimentares. O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Daniel Gomes e pela diretora da Etec Camargo Aranha, Márcia Dias. No último dia 1º de agosto, os professores também participaram de uma palestra sobre degustação didática de bebidas de café.

As próximas capacitações envolvem temas ligados à tecnologia da cachaça, processamento do pescado, qualidade da carne e introdução à análise sensorial e qualidade de azeite extra virgem.