Professor e alunos da Fatec Tatuapé constroem laboratório de sinalização ferroviária

Os alunos do curso tecnológico de Transporte Terrestre da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, na Capital, passaram a contar com um laboratório de sinalização ferroviária para facilitar o aprendizado. O […]

6 de setembro de 2016 5:33 pm Institucional

Crédito: Felipe Gonzales | Laboratório de sinalização ferroviária é fruto da colaboração entre alunos

Os alunos do curso tecnológico de Transporte Terrestre da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, na Capital, passaram a contar com um laboratório de sinalização ferroviária para facilitar o aprendizado. O laboratório começou a ser montado em 2014 pelo coordenador do curso, Edegar Maurício Keretch, e seus alunos, e oferece elementos de ferromodelismo em escala 87 vezes menor do que o real (HO 1:87) – locomotivas, vagões, trilhos e aparelhos de mudança de vias, além de um painel de controle.

“O conteúdo teórico era apresentado aos alunos sem uma ferramenta visual e ficava mais difícil a compreensão. Então passamos a desenvolver esse laboratório durante as aulas”, explica Keretch.
A construção fez parte da disciplina de sinalização ferroviária por meio do método de aprendizagem por problema. A cada aula, os alunos recebiam desafios que deveriam ser solucionados a partir de pesquisas. Felipe Gonzales, estudante do 6º semestre que ajudou no desenvolvimento do espaço, aprovou a experiência.

“Com o laboratório, ficou imensamente mais fácil compreender os principais aspectos da sinalização ferroviária. Conceitos e sistemas que só poderiam ser vistos em campo de forma aplicada agora são demonstrados de forma interativa, com os próprios alunos controlando os trens elétricos em miniatura e os equipamentos de sinalização”, afirma.

O laboratório é utilizado também para apresentação de elementos de sinalização rodoviária. Segundo Keretch, o objetivo é que o espaço seja aproveitado também em outras matérias, como projeto geométrico de vias, elementos de via permanente, segurança viária e tecnologia dos transportes. O próximo passo é montar um sistema rodoviário.