Prêmio Jovem Cientista já está com inscrições abertas para sua edição de 2018

Prêmio Jovem Cientista Já Está Com Inscrições Abertas Para Sua Edição De 2018
Aluna da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, conquistou o prêmio na categoria Ensino Médio em 2011 | Foto: Marcelo Gondim

Estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o concurso reconhece projetos inovadores de estudantes de Ensino Médio (incluindo o técnico), Ensino Superior e Pós-Graduação de todo o Brasil. O tema escolhido para a edição deste ano é Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social.

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

Os vencedores serão contemplados com bolsas de iniciação científica, mestrado ou doutorado, no valor total correspondente a R$ 775 mil. Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Superior, Mestre e Doutor e Mérito Institucional também receberão prêmio em dinheiro e os vencedores da categoria Ensino Médio ganharão laptops. As instituições de ensino e os professores orientadores dos projetos também concorrerão a notebooks.

As inscrições devem ser feitas até dia 31 de julho de 2018, por correio ou pela internet. Os vencedores serão divulgados em novembro e a cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no mês de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Premiada em 2011

A ex-aluna do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, Ana Gabriela Ramos, foi a grande campeã da categoria Ensino Médio na 25ª edição do concurso, que abordou o tema Cidades Sustentáveis. Ela conquistou o prêmio com o projeto Embalagens Ecológicas para Mudas, orientado pela professora Erica Bortolotti.