skip to Main Content

Prêmio Jovem Cientista está com inscrição aberta até dezembro

Prêmio Jovem Cientista Está Com Inscrição Aberta Até Dezembro
Crédito: Marcelo Gondim | Em 2011, Ana Gabriela Ramos, aluna da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, venceu na categoria Ensino Médio com o projeto Embalagens Ecológicas para Mudas

O período de inscrição para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema a Segurança Alimentar e Nutricional, vai até 19 de dezembro. Esta iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, reconhece  os três melhores projetos nas categorias estudante do ensino médio (que inclui o técnico), do ensino superior e da pós-graduação.

Os interessados devem se cadastrar pela internet. O site traz o regulamento, as linhas de pesquisas e outras informações sobre o concurso, que distribui prêmios em quatro categorias:

Estudante do Ensino Médio –  é  preciso estar matriculado  em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio ou Técnico, e ter menos de 25 anos.

Estudante do Ensino Superior – voltado a alunos da graduação ou que tenham concluído o curso entre dezembro de 2013 e agosto de 2014, com idade inferior a 30 anos.

Mestre e Doutor  –  podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, alunos de doutorado e doutores, que tenham menos de 40 anos.

Mérito Institucional – a instituição de ensino superior e a de ensino médio que possuírem  maior número de trabalhos qualificados vinculados a elas serão premiadas.

Os vencedores terão direito a bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou de pós-graduação. As categorias Ensino Superior,  Mestre e Doutor e Mérito Institucional receberão prêmio em dinheiro. Os primeiros colocados na categoria Ensino Médio e seus professores orientadores ganharão laptops. Já o primeiro colocado nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio vão receber passagens para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A divulgação dos resultados será feita em maio de 2015.

Premiada em 2011

Ana Gabriela Ramos, aluna do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, venceu a categoria Ensino Médio em 2011. O projeto Embalagens ecológicas para mudas, foi orientado por Erica Bortolotti.

Back To Top