Paula Souza sedia workshop sobre metas da ONU para o desenvolvimento sustentável

O Governo do Estado de São Paulo promoveu nesta terça-feira, 5, na sede do Centro Paula Souza, o Workshop Estadual – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro reúne 23 secretarias estaduais com foco no […]

5 de julho de 2016 4:43 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, destacou que o tema sustentabilidade está sempre presente nos cursos e projetos das Etecs e Fatecs

O Governo do Estado de São Paulo promoveu nesta terça-feira, 5, na sede do Centro Paula Souza, o Workshop Estadual – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro reúne 23 secretarias estaduais com foco no cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em agosto de 2015.

A ação integra 70 países, que têm prazo de 15 anos para o cumprimento das metas. A chamada Agenda 2030 compreende 17 objetivos e 169 metas. A erradicação da pobreza e um modelo de mundo mais sustentável estão entre seus temas principais de discussão.

Na abertura do encontro, o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, destacou a importância da escolha de uma instituição voltada à educação profissional para debater o assunto. “O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades atuais com uma visão voltada para as futuras gerações. Trata-se de um tema que está sempre presente em nossos cursos e projetos”, afirma.

Segundo ele, é preciso abordar essa questão com responsabilidade e consciência. “A sustentabilidade deixou de ser há muito tempo um discurso para se tornar uma necessidade efetiva de ação”, ressalta.

De acordo com Ana Paula Fava, responsável pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do Governo de São Paulo, várias secretarias têm projetos que visam o cumprimento dos ODS, como o Família Paulista do Desenvolvimento Social e o Programa Nascentes e o Protocolo Climático Paulista do Meio Ambiente. “A reunião é fundamental para podermos conhecer e discutir os diversos programas e projetos do governo, além de alinhar muitas dessas ações para que os objetivos sejam cumpridos com eficácia e no prazo determinado pela ONU”, explica.

“O encontro é a demonstração clara de que a agenda de desenvolvimento sustentável está se expandindo para além da área ambiental, necessitando do engajamento das mais diversas secretarias do Governo de São Paulo para sua implementação”, destaca a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias. No próximo dia 13 de julho, ela participará de uma ação da ONU em Nova York para falar sobre os avanços estaduais relativos ao tema.

“A agenda 2030, bem como os Objetivos do Milênio, continuam a priorizar o combate à pobreza e o Governo de São Paulo tem adotado estratégias sólidas nesse sentido”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Transformando o mundo

Os ODS dão sequência aos Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil ficaram conhecidos como os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”. Estabelecidos pela ONU em 2000, os ODMs foram concluídos em 2015.

Os países participantes dos ODS têm até 2030 para trabalhar prioritariamente temas que vão do enfrentamento da pobreza às mudanças climáticas, ou seja, o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômicas, sociais, ambientais e culturais.

O grande desafio para implementação dos ODS é articular e estabelecer indicadores para medir as mudanças sociais, econômicas e ambientais. Diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor participam dos ODS.

Confira os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, além de promover a agricultura sustentável.
3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.
8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9 – Construir infraestruturas resistentes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, bem como fomentar a inovação.
10 – Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles.
11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12 – Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.
13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável.
15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e estancar a perda de biodiversidade.
16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.