Melhora de desempenho e mais oportunidades de trabalho são atrativos para Etecs e Fatecs

Buscar melhores empregos e crescer na carreira estão entre os objetivos de grande parte dos candidatos aprovados no último processo seletivo do Centro Paula Souza. Segundo o Relatório Socioeconômico divulgado pela Fundação de Apoio à […]

3 de março de 2016 4:52 pm Institucional, Relatório Socioeconômico

Crédito: Leonardo Tote | Alunos formados pelo Paula Souza se preparam na prática para o mercado de trabalho

Buscar melhores empregos e crescer na carreira estão entre os objetivos de grande parte dos candidatos aprovados no último processo seletivo do Centro Paula Souza. Segundo o Relatório Socioeconômico divulgado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelo Vestibular e Vestibulinho das unidades da instituição para o primeiro semestre de 2016, 58,5% dos convocados pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) esperam melhorar o desempenho e ascender profissionalmente com o curso técnico. Já 24% dos aprovados nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) declararam buscar o curso de graduação tecnológica por possibilitar melhores oportunidades de emprego.

“O acirramento da competição por mercados e clientes, que eleva as exigências pela qualidade dos produtos e serviços, torna essencial para o jovem e o trabalhador uma boa formação técnica e profissional, caminho para os que pretendem a sua inserção ou seu desenvolvimento profissional”, aponta o coordenador do Ensino Médio e Técnico do Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo.

Nas Etecs, que aprovaram neste semestre 77 mil estudantes, 64% optaram pelo Ensino Técnico, 27,5% pelo Ensino Técnico Integrado ao Médio e 8,5% pelo Ensino Médio. A maioria dos alunos tem idade de até 17 anos (53%) e é oriunda de escolas públicas (79%). Alunos do sexo masculino também são maioria (52%) .

No Ensino Superior Tecnológico, o maior público é do sexo masculino: 70%. A faixa etária predominante é de 18 a 23 anos (53%). Entre os aprovados, 76% estudaram na rede pública e a maior parte deles, 91%, pretende dar continuidade aos estudos, em cursos de pós-graduação, MBA ou mesmo outros cursos superiores, após a formação.

Conectados

Tanto entre aprovados nas Fatecs quanto nas Etecs há predominância de alunos com acesso à internet em casa: 94% e 91%, respectivamente. Os estudantes das unidades do Centro Paula Souza também têm o mesmo perfil de renda: 88% dos convocados para o Ensino Técnico e 78% dos graduandos se mantêm com renda familiar de até 5 salários mínimos.