Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Perguntas mais Frequentes


1 - Onde posso encontrar a relação dos cursos oferecidos no presente Processo Classificatório do Programa Mediotec e os endereços das Etecs/Extensões de Etecs participantes?

No site www.cps.sp.gov.br/mediotec.


2 - Calendário do Processo Classificatório do Programa Mediotec- Datas mais importantes

De 31/05 até as 15h do dia 14/06/2017 – Cadastro de interesse no site www.cps.sp.gov.br. A partir de 07/07/2017 - Divulgação da lista de classificação geral 10, 11 e 12/07/2017 - Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula. 13, 14 e 17/072017 - Divulgação da 2ª lista de convocação e matrícula. 18/07/2017 - Divulgação da 3ª lista de convocação e matrícula.


3 - Quais são os pré-requisitos para ingresso nos cursos do Programa Mediotec?

Para ingresso no 1º módulo - cursos do Ensino Técnico Presencial do Programa Mediotec – o interessado deverá observar: Para o interessado que está cursando o Ensino Médio regular: possuir declaração que está matriculado na 2ª série do Ensino Médio. Para o Curso de Técnico em Contabilidade a certificação, desde 02/06/2015, não prevê a obtenção de registro de Conselho da categoria da classe, conforme o disposto na Lei nº 12.249/10, que alterou o Decreto-Lei nº 9295, de 27 de maio de 1946, artigo 12, parágrafo segundo.


Sobre o Cadastro de interesse


4 - Como faço para realizar meu cadastro no Processo Classificatório do Programa Mediotec?

Para se inscrever no presente Processo Classificatório do Programa Mediotec, o interessado deverá observar: De 31/05 até dia 14/06/2017 as 15 horas, o interessado deverá acessar o site www.cps.sp.gov.br, e preencher a Cadastro de Interesse, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec e o curso que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).


5 - O que vem a ser o Sistema de Pontuação Acrescida?

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao interessado que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do interessado:

três por cento (3%) para o interessado que se declarar afrodescendente.

dez por cento (10%) para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.

treze por cento (13%) para o interessado que atender cumulativamente os itens I e II - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.


6 - O que são instituições públicas?

Instituições públicas são as criadas e mantidas pelo Poder Público Federal, Estadual, Municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.

MUITA ATENÇÃO:
SESI, SENAI, SESC, SENAC embora gratuitas, NÃO SÃO ESCOLAS PÚBLICAS, devido à sua dependência administrativa junto ao setor privado.


7 - É possível realizar alterações ou inclusões no Cadastro de Interesse?

Após a finalização do Cadastro de interesse do Processo Classificatório do Programa Mediotec, não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões no Cadastro de interesse, principalmente nos campos “Etec / Extensão de Etec”, “curso e período” e Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O preenchimento do Cadastro de interesse é de responsabilidade exclusiva do interessado ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, é obrigatório o interessado ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados na Portaria XXX, o qual estará disponibilizado no site www.cps.sp.gov.br.


Sobre a Classificação



8 - Como será obtida a pontuação final de classificação do Processo Classificatório do Programa Mediotec?

A classificação final para o 1º módulo dos cursos do Ensino Técnico presencial do Programa Mediotec será obtida pelo total de pontos adquiridos.

Para o interessado que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula: PF = P (1 + A + E), em que: PF = pontuação final; P = total de pontos obtidos pela soma dos critérios de seleção (C1+C2+C3); A (valor 3%) = para o interessado que se declarar afrodescendente e E (valor 10%) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

C1, C2 e C3 representam os critérios estabelecidos a seguir:

  • C1 - Alunos beneficiários de programas sociais conforme registro atualizado no Banco de Dados dos alunos da Secretaria Estadual de Educação e dos dados fornecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, do Governo Federal: 25 pontos caso o interessado seja beneficiário de programas sociais (bolsa família e/ou outros casos previstos na Portaria MEC nº 817). Caso o interessado não seja beneficiário, o mesmo não pontua neste critério, podendo pontuar nos demais critérios;

  • C2 – Frequência: 10(F), onde F refere-se ao índice da frequência do aluno (até 100% de frequência = até 1,0 ponto) ao longo da 1ª série do Ensino Médio e no 1º bimestre da 2ª série nas Escolas Estaduais da Secretaria da Educação;

  • C3 - Rendimento escolar: média aritmética (até 10 pontos) das menções obtidas em Português e Matemática nas Escolas Estaduais da Secretaria da Educação na 1ª série do Ensino Médio e no 1º bimestre da 2ª série do Ensino Médio;

  • 9 - Quando e onde serão divulgadas as listas de classificação geral do Processo Classificatório do Programa Mediotec?

As listas de classificação geral para os interessados nos cursos do programa serão divulgadas no dia 07/07/2017.
As listas serão divulgadas na Etec/Extensão de Etec em que o interessado pretende estudar e no site www.cps.sp.gov.br e www.educacao.sp.gov.br

Atenção:

  • É de inteira responsabilidade do interessado ou de seu representante legal, a verificação da lista de classificação geral.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista de classificação geral por telefone, carta, e-mail ou fax.


10 - Onde e quando serão divulgadas as "listas de convocação" do Processo Classificatório do Programa Mediotec?

As listas de convocação somente serão divulgadas na Etec / Extensão de Etec em que o interessadopretende estudar, sendo de inteira responsabilidade do interessado ou de seu representante legal a verificação destas.
A divulgação das “listas de convocação”, bem como as matrículas dos interessados convocados, serão realizadas nas seguintes datas:
1ª lista – 10, 11 e 12/07/2017;
2ª lista – 13, 14 e 17/07/2017; 
3ª lista – 18/07/2017.  
Posteriormente, poderão ser afixadas outras listas na Etec/Extensão de Etec, além das previstas. O interessado deverá acompanhar junto à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar, os dias em que serão afixadas.

 

11 - Qual a diferença entre "lista de classificação geral" e "lista de convocação"?

lista de classificação geral é composta por todos os interessados que escolheram a Etec / Extensão de Etec para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.

A lista de convocação seguirá o critério de classificação dos interessados em ordem  de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis, para cada curso e período oferecido na Etec / Extensão de Etec em que o interessado pretende estudar, subtraindo-se as vagas destinadas aos eventuais alunos retidos e/ou aos que trancaram matrícula.


Sobre a Matrícula

12 - Quais os documentos necessários para efetivar a matrícula dos interessados convocados, no Processo Classificatório do Programa Mediotec?

Documentos para matrícula para interessados convocados no Processo Seletivo Vestibulinho do 2º Semestre 2017 para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico
Para efetivar a matrícula, os interessados convocados, deverão apresentar os seguintes documentos:

Requerimento de matrícula [fornecido pela Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) no dia]. Caso o interessado seja menor de 16 (dezesseis) anos, no momento da matrícula, deverá estar assistido por seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), o qual assinará o requerimento de matrícula;

Documento de identidade, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade ou Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade (CNH – modelo novo);CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório;

2 (duas) fotos 3x4 recentes e iguais;Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, documento original;

O interessado que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá apresentar Declaração Escolar OU Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, uma fotocópia simples com apresentação do original.


13 - Qual horário estabelecido para realização da matrícula do Processo Classificatório do Programa Mediotec?

O interessado deverá verificar o horário para a matrícula junto à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar, pois é responsabilidade desta estabelecer o devido horário. Caso o interessado não efetue a matrícula na data e no horário fixado perderá o direito à vaga e não será incluído nas chamadas seguintes.


14 - Caso a documentação esteja incompleta, a secretaria da Etec / Extensão de Etec realizará a minha matrícula?

NÃO. O interessado deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a secretaria da Etec / Extensão de Etec não efetuará, em hipótese alguma, a matrícula do interessado convocado cuja documentação esteja incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

O interessado que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública, caso não comprove ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas, será impedido de realizar a sua matricula, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual nº 49.602/05 “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, não havendo possibilidade de reclassificação.


  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Picasa
  • Snapchat
  • Instagram
  • Linkedin
  • Linkedin
  • Compartilhar
 

Notícias


Mais notícias


 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2016 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom