Laura Laganá recebe prêmio por núcleo de formação profissional para quilombolas

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, recebeu nesta terça, 2, na Capital, o certificado Amigo do Itesp, concedido pela Fundação Instituto de Terras (Itesp) do Estado de São Paulo a pessoas e […]

2 de dezembro de 2014 3:43 pm Institucional

Crédito: Divulgação | A superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, está entre as 40 pessoas agraciadas como Amigos do Itesp

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, recebeu nesta terça, 2, na Capital, o certificado Amigo do Itesp, concedido pela Fundação Instituto de Terras (Itesp) do Estado de São Paulo a pessoas e instituições que contribuem para o avanço das políticas agrária e fundiária do Estado.

A homenagem foi concedida pela iniciativa do Centro Paula Souza de implantar em 2013 o Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes, na cidade de Eldorado. A unidade, que iniciou as atividades em agosto daquele ano, atende à comunidade da região, predominantemente quilombola. “Esta homenagem é um reconhecimento do ensino de qualidade levado pelo Centro Paula Souza às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira”, destacou Laura.

Neste ano, 40 pessoas foram agraciadas como Amigos do Itesp, entre funcionários do órgão e parceiros. Além de Laura Laganá, estiveram presentes a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, prefeitos, deputados estaduais e ex-secretários de Estado, entre outras autoridades.

Agricultura familiar

Resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza, o Itesp e a Prefeitura de Eldorado, o núcleo recebeu investimentos de R$ 5,2 milhões. É administrado pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro.

A unidade tem seis salas de aula, um laboratório de Informática, sala multiuso, refeitório, alojamentos para professores, quadra e vestiário, além de áreas destinadas aos laboratórios de Agroindústria e Análise de Solos.

A cerimônia de certificação da primeira turma do Agroecologia será no dia 17. São 48 alunos que estudam temas como agricultura familiar e tradicional, além de questões ligadas ao meio ambiente.

O núcleo oferece ainda cursos de curta duração em Cooperativismo e em Gestão da Pequena Propriedade Rural, ambos do Via Rápida emprego. O programa de qualificação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e tem o Paula Souza como principal parceiro.