Jornada celebra 75 anos do 1º curso técnico de nutrição do Brasil

O Centro Paula Souza promoveu nesta sexta-feira, 16, a Jornada Comemorativa Técnico em Nutrição e Dietética: 75 anos de transformação e mobilização (1939 – 2014). O evento foi realizado na sede da instituição e contou […]

15 de maio de 2014 5:00 pm Institucional

O Centro Paula Souza promoveu nesta sexta-feira, 16, a Jornada Comemorativa Técnico em Nutrição e Dietética: 75 anos de transformação e mobilização (1939 – 2014). O evento foi realizado na sede da instituição e contou com uma exposição sobre a memória do ensino técnico da Nutrição e palestras de profissionais e pesquisadores da área.

Na abertura do encontro, houve uma homenagem ao idealizador do curso, o médico Francisco Pompêo do Amaral (1907-1990). A honra foi recebida pelo seu neto, o diretor-executivo do Greenpeace, Fernando Rossetti. Ele destacou a importância da memória na educação. “Meu avô dizia que o conhecimento funciona como um estilingue. Quando mais a gente puxa para trás, mais impulso ganha”, afirmou.

A coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História de Educação Profissional do Centro Paula Souza, Maria Lucia Mendes de Carvalho, ressaltou o crescimento da atividade no Brasil. “Hoje em dia, existem inúmeras pesquisas em diversas vertentes no campo da Nutrição. Ao observar as origens e a evolução dessa formação profissional é possível entender o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas”, explica.

História
O curso de Auxiliares em Alimentação ou Dietistas teve início em 1939, no antigo Instituto Profissional Feminino, que hoje abriga a Escola Técnica Estadual (Etec), Carlos de Campos, no bairro do Brás. Esta é a primeira formação profissional no campo da alimentação e nutrição no Brasil, criada na antiga Superintendência do Ensino Profissional do Estado de São Paulo.

Até 1974, o curso, que passou a ser chamado de técnico em Nutrição e Dietética, era oferecido somente na Etec Carlos de Campos. Atualmente, 37 Escolas Técnicas do Centro Paula Souza contam com essa formação.

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h30 – Desvendando raízes e retratos no campo da alimentação e nutrição no Brasil: de Francisco Pompêo do Amaral ao Centro Paula SouzaMaria Lucia Mendes de Carvalho (Cetec)
10h30 às 11h – Práticas de educação alimentar e nutricional para adolescentes: uma experiência em escolas públicas do Estado de São Paulo (2007 – 2009)Érika da Silva Bronzi Moura (Etec José Martimiano da Silva – Ribeirão Preto)
11h30 às 12h – Educação física e nutricional com adolescentes – Ana Cristina Gonçalves de Azevedo Figueiredo (Etec Mandaqui – São Paulo)
12h às 12h30 – Práticas de educação alimentar e nutricional: diagnóstico e prevenção em obesidade na Subprefeitura de São MateusEliane Cristina dos Santos (Etec de Guaianazes – São Paulo)
12h30 às 13h – Abertura da “Exposição Comemorativa Técnico em Nutrição e Dietética: 75 anos de transformação e mobilização” – após o evento, os painéis percorrerão outras unidades da instituição.
13h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 15h – Nutrição: uma análise curricular diacrônicaAlmério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico (Cetec) e Fernanda Mello Demai, diretora do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac)
15h às 15h30 – Laboratório de currículo: avaliação do processo de ensino e aprendizagem no curso técnico em Nutrição e Dietética – Marta Zen Fujita (Cetec)
15h30 às 16h – Encerramento

Compartilhe


Veja também