Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores vão até 19 de agosto

O período de inscrição para a 15ª edição do Programa Jovens Embaixadores, exclusivamente pela internet, vai até 19 de agosto. Destinada a alunos dos Ensinos Médio e Técnico Integrado ao Médio das Escolas Técnicas Estaduais […]

28 de julho de 2016 2:52 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Em sua 15ª edição, programa já levou mais de 460 estudantes aos Estados Unidos

O período de inscrição para a 15ª edição do Programa Jovens Embaixadores, exclusivamente pela internet, vai até 19 de agosto. Destinada a alunos dos Ensinos Médio e Técnico Integrado ao Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições públicas, a iniciativa da embaixada norte-americana oferece 50 bolsas de intercâmbio cultural nos Estados Unidos com duração de três semanas.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter entre 15 e 18 anos, inglês fluente e prestar trabalho voluntário há pelo menos um ano. O jovem deve preencher outros pré-requisitos, como ter perfil de liderança e excelente desempenho escolar.

O processo de seleção inclui prova escrita e oral, entrevista pessoal e análise socioeconômica. A lista dos classificados será divulgada em 28 de outubro. O embarque está previsto para janeiro de 2017.

Durante o intercâmbio, os estudantes ficam hospedados em casas de famílias americanas e frequentam escolas públicas, onde fazem apresentações sobre o Brasil, entre outras atividades.

Para ter mais informações sobre o programa acesse o site.

Edições Anteriores

Realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil desde 2002, o Programa Jovens Embaixadores já contemplou dez alunos de Etecs. No ano passado, Camilla Lopes Zanotti, da Etec Antonio Devisate, de Marília, e Pedro Ferreira Alencar, da Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, foram selecionados para o intercâmbio. Em 2014, Davi Dom Bosco, da Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, e Raiane dos Anjos Pereira, da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, foram aprovados entre 13 mil inscritos.

Em 2013, Amanda Ferraz, da Etec Sales Gomes, de Tatuí, foi uma das escolhidas. Já em 2012 outros três jovens passaram pela experiência: Laurence Uehara, da Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Luiz Carlos Marques Jr, da Etec Monsenhor Antônio Magliano (Garça), e Marina Contiero Amoroso, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia). Em 2008, a Etec Jorge Street (São Caetano do Sul) esteve representada por Raphael Gradinar Coelho, enquanto Letícia Vieira Mattos, da Etec Marília, foi selecionada em 2007.