skip to Main Content

Inova Paula Souza pede patente de projeto de alunos da Etec Julio de Mesquita

Inova Paula Souza Pede Patente De Projeto De Alunos Da Etec Julio De Mesquita

A agência Inova Paula Souza solicitou nesta semana o registro da patente do projeto que venceu o Desafio Inova Paula Souza 2014. A partir de agora, os estudantes aguardarão o prazo mínimo de 18 meses para publicação e análise do pedido. O protocolo, porém, já lhes dá prioridade, caso alguém queira patentear algo semelhante.

Além do prêmio de R$ 15 mil aos ganhadores do concurso, os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, de Santo André, contaram com os serviços gratuitos da agência de inovação para submeter o pedido de proteção de sua ideia ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Os alunos desenvolveram um protótipo de capacete que permite a abertura e o fechamento da viseira automaticamente, conforme o movimento da moto. Essas informações são colhidas por sensores instalados na roda dianteira, que enviam o sinal por radiofrequência ao capacete.

O requerimento de patente foi feito com o intuito de obter o direito de uso, licenciamento e transferência exclusivos da invenção em nome dos alunos, por um prazo de até 20 anos. Os autores não tiveram custos relativos à redação, depósito e acompanhamento do pedido junto ao INPI. Pagaram apenas as taxas de retribuição do instituto, no valor de R$ 70.

Back To Top