Grupo de teatro da Etec Presidente Vargas recebe dois prêmios

Faltando apenas um mês para o 1º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes, ocorrido em setembro de 2014, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas criaram seu próprio grupo e, homenageando o […]

20 de janeiro de 2015 4:52 pm Institucional

Crédito: Divulgação | A montagem da peça “O Auto da Compadecida”, realizada pelo Grupo Protuberância de Teatro, da Etec Presidente Vargas

Faltando apenas um mês para o 1º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes, ocorrido em setembro de 2014, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas criaram seu próprio grupo e, homenageando o autor Ariano Suassuna, venceram a disputa com a montagem da peça “O Auto da Compadecida”.

O Grupo Protuberância de Teatro foi fundado no pátio da Etec por 21 estudantes, entre atores e produtores, dos três anos do Ensino Médio da escola. A escolha da peça de Suassuna foi uma homenagem dos alunos ao autor paraibano, morto em julho de 2014.

Além de ter tido seu trabalho eleito a Melhor Montagem do festival, o “Protu” (como é chamado carinhosamente pelos seus integrantes) também recebeu o prêmio de Melhor Cenário. A atriz Leticia Ponciano, que interpretou o Encourado (a encarnação do Diabo), foi eleita Melhor Atriz pelos jurados.

Os ensaios aconteciam na própria Etec e no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Os estudantes receberam orientação de Thalita Benigno, atriz e professora de artes na unidade. “Ela foi a alguns ensaios, deu dicas sobre impostação de voz, sonoplastia, figurino…”, lembra Leticia.

A diretora da Etec Presidente Vargas, Merioni Musollari, apoiou a iniciativa do grupo e cedeu as dependências da escola para os ensaios.

Mostra

Em novembro, o grupo se apresentou novamente em Piracicaba, na 21ª Mostra de Teatro Estudantil, que atualmente é parte do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, e que reuniu 14 grupos paulistas do interior e da capital das redes pública e privada de ensino.

Compartilhe


Veja também