skip to Main Content

Feira segue hoje mostrando projetos criativos desenvolvidos por alunos de Etecs e Fatecs

Feira Segue Hoje Mostrando Projetos Criativos Desenvolvidos Por Alunos De Etecs E Fatecs
Crédito: Gastão Guedes

Começou nesta terça-feira, 21, a 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Na Expo Barra Funda, zona oeste da Capital, estão expostos 244 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, 15 de outros países (Argentina, Costa Rica, Colômbia, México, Peru, Guatemala, Polônia) e mais 5 de outros Estados (Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul). “O evento valoriza o que existe de mais importante na formação educacional: a criatividade do estudante”, afirmou a diretora superintendente da instituição, Laura Laganá, durante a cerimônia de abertura.

Hoje, a feira fica aberta até as 21 horas. Amanhã, 23, abre às 10 horas e se encerra às 16 horas, com a premiação. Os melhores projetos ganharão um tablet.

Nesta quarta-feira, 22, cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores das instituições de ensino profissional de outros estados (Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul) e também de sete países (Argentina, Costa Rica, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Polônia) que participam da Feteps, visitaram a sede do Centro Paula Souza. O objetivo foi conhecer a estrutura da instituição e discutir novas possibilidades de parcerias e intercâmbio de informações.

Soluções

A feira é uma oportunidade de conhecer soluções nas áreas de arquitetura sustentável, inclusão de pessoas com deficiência, meio ambiente, saúde, entre outras. Além disso, quem pretende estudar nas Etecs ou Fatecs tem a chance de ver o resultado dos trabalhos feitos em sala de aula. As inscrições para os processos seletivos dos cursos tecnológicos, técnicos e técnicos integrados ao médio estão abertas.

Conheça alguns dos projetos:

Carrinho de Compras Inteligente – Soma o valor dos produtos, conforme vão sendo inseridos, por meio de sensores em suas bordas.  Do mesmo modo, quando um produto é retirado, os sensores detectam o valor e o subtraem da conta final.

Cadeira de rodas urbana – Não transfere ao cadeirante as imperfeições do piso. Em subidas e descidas de rampas, por exemplo, o assento não se inclina, permitindo mais conforto, segurança e facilidade de locomoção. Os aros das rodas são feitos com aço-mola, que absorvem as irregularidades do caminho. O projeto prevê o uso de materiais recicláveis.

Reserva de água de chuva
– Com equipamentos simples, a água é armazenada e desinfetada com filtro e cloro para ser usada em jardinagem, limpeza de pisos e descargas.

Detector de vazamento de gás – Dispositivo eletrônico que detecta o vazamento de gás e automaticamente corta o fluxo no fogão, além de emitir um aviso sonoro que alertará o usuário.

Mão biônica – Prótese de tecnologia nacional para ser usada por amputados de membros superiores de hospitais públicos, visando à reabilitação de pessoas com deficiência.

Drone para monitoramento agrícola – Veículo aéreo não-tripulado (vant) para o monitoramento de áreas rurais, proporcionando maior eficiência no gerenciamento do agronegócio. Por meio de programação pré-estabelecida, o equipamento sobrevoa a plantação sem necessidade de controle manual direto, facilitando a detecção de pragas, incêndios, falta ou excesso de água. O protótipo utiliza materiais de baixo custo.

Serviço

8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps)
Quando: Dias 21, 22 e 23 de outubro
Horário: Das 11 às 21 horas nos dias 21 e 22 e das 10 às 16 horas no dia 23
Onde: Expo Barra Funda – Rua Tagipuru, 1001
Quanto: Grátis

Back To Top