Fatecs realizam primeira fase da 6ª Maratona de Programação

Começa neste sábado, 20 de maio, a primeira fase da 6ª Maratona de Programação Interfatecs, considerada a segunda maior competição de programação de computadores do País, voltada especificamente aos alunos das Faculdades de Tecnologia do […]

19 de maio de 2017 10:39 am Institucional

Crédito: Divulgação | Fatec São Paulo sediou a etapa anterior da maratona de programação

Começa neste sábado, 20 de maio, a primeira fase da 6ª Maratona de Programação Interfatecs, considerada a segunda maior competição de programação de computadores do País, voltada especificamente aos alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Nesta etapa, a disputa será feita online, com as equipes realizando a mesma prova no mesmo horário.

O objetivo do evento é fazer com que os estudantes se aprimorem nas linguagens usadas na competição e aperfeiçoem seu conhecimento para que possam resolver problemas sob pressão.

Nesta edição, 305 equipes de 33 Fatecs fizerem sua inscrição na competição, o que representa um aumento de 6% em relação aos 287 times do ano passado.

A competição é disputada por equipes de três alunos titulares, um reserva e um técnico, que deve ser um professor da unidade. Os 50 melhores classificados participarão da fase presencial, no dia 26 de agosto, na Fatec Taquaratinga, que em 2017 completa 25 anos de atividades. As Fatecs Sorocaba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Cruzeiro e São Paulo sediaram as edições anteriores da Interfatecs.

Etapa presencial

De acordo com o coordenador geral do evento, Marcus Rogério, na fase presencial os estudantes podem consultar apenas os próprios materiais impressos. “Os participantes vão receber um caderno de questões que descrevem um problema computacional. Para encontrar a solução, eles devem construir um programa na linguagem C, C# ou Java.”

A premiação para o melhor time será um troféu, que ficará exposto na unidade vencedora. Também serão entregues livros, assinaturas online, dispositivos e acessórios. A coordenação da Interfatecs publicou no site informações sobre como os alunos podem se preparar para a maratona, incluindo materiais com dicas para os estudos.

Competição interna

Na Fatec Guaratinguetá, mais de 50 alunos devem disputar uma vaga para a segunda fase. “Foram inscritas 18 equipes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação, por se tratar de uma área do conhecimento bem específico”, conta o coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação André Amarante.

Durante a competição, os grupos recebem um caderno que contém 12 problemas. A proposta é que as equipes desenvolvam o maior número de algoritmos computacionais, no menor tempo e com o menor número de erros. A cada questão incorreta o grupo é penalizado em 20 segundos.

Para ter outras informações sobre a Interfatecs, basta acessar o site.

Compartilhe


Veja também