Fatec Tatuí produz tecnologia para otimizar gestão administrativa da Guarda Municipal

1 de agosto de 2016 2:56 pm Institucional

Crédito: Arquivo Pessoal | Ao lado do orientador José Márcio Mathias (centro), estudantes Renato Almeida (esq.) e Mario Oliveira exibem interface do sistema na tela do computador

Dois alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí criaram um sistema informatizado para fazer o registro de ocorrências e o controle operacional da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto será lançado dia 9 de agosto (terça-feira), a partir das 19 horas, durante cerimônia na Fatec.

Produzido pelos estudantes Mario Fernando Oliveira e Renato Fernando Antunes de Almeida, sob orientação do professor José Márcio Mathias, o Sistema de Gestão Administrativa da Guarda Civil Municipal de Tatuí foi elaborado durante um ano e meio, com o objetivo de auxiliar no planejamento e na tomada de decisões estratégicas para garantir a segurança urbana.

Desenvolvido com tecnologia responsiva, que funciona via browser em computadores e dispositivos móveis, o software fará o gerenciamento da escala de horário das tropas, organização do armamento, controle de viaturas e materiais de almoxarifado, além da elaboração de boletins de ocorrência e geração de relatórios com dados estatísticos em tempo real.

O orientador do trabalho explica que a proposta surgiu para atender a uma necessidade da própria GCM. “Os alunos participaram de diversas reuniões e visitas técnicas à Guarda Municipal para criar uma solução focada no ganho de tempo com a otimização dos processos internos”, afirma Mathias.

Agilidade

Os estudantes contam que os procedimentos anteriormente registrados em bancos de dados diversos foram integrados e agora poderão ser compartilhados entre as divisões da GCM. “A agilidade no fluxo de informações permitirá melhor controle e mapeamento das ocorrências, ajudando a direcionar as ações de inteligência da corporação”, destaca Renato.

Mario aponta os benefícios que o sistema trará para a população: “É uma experiência muito gratificante aplicar nossos conhecimentos no aprimoramento da qualidade de um serviço prestado ao cidadão. Nossa ideia é utilizar esse modelo acadêmico como referência para desenvolver novas soluções, tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada”.

Para o inspetor da Guarda Municipal Fábio Luciano Leme, a expectativa é que o projeto auxilie a corporação a obter um registro mais preciso, seguro, dinâmico e de fácil acesso. “Após a implantação completa, o novo sistema contará com o apoio de tablets instalados nas viaturas, tornando mais célere a percepção dos problemas, assim como a operacionalização de estratégias”, afirma.