Fatec São Paulo disputa 22ª Baja Sae Brasil

A equipe Fatecnólogos, formada por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, participa da 22ª Competição Baja Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (Baja SAE Brasil-Petrobras), que está programada para o período de […]

28 de março de 2016 11:50 am Institucional

Crédito: Divulgação | Carro da equipe da Fatec São Paulo durante a competição no ano de 2015 em Piracicaba

A equipe Fatecnólogos, formada por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, participa da 22ª Competição Baja Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (Baja SAE Brasil-Petrobras), que está programada para o período de 31 de março a 3 de abril na cidade paulista de São José dos Campos. O evento reúne estudantes de 68 instituições de Ensino Superior de 19 Estados e Distrito Federal.

O objetivo dos competidores do Baja é projetar e construir veículos off road para corrida de acordocom as especificações fornecidas pelos organizadores.  A competição tem como proposta simular todos os desafios e etapas de um projeto de engenharia real, como construir e testar um protótipo de um carro e, por fim, competir. Tudo isso levando em conta a necessidade de fabricar um veículo de baixo custo e de fácil produção em larga escala.

De acordo com o professor da Fatec São Paulo e coordenador da equipe, Douglas Therezani, o envolvimento com os preparativos para corrida permite aos alunos colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, como os cálculos na área de matemática e da física e a definição do melhor material para usar nos protótipos, por exemplo.  Essa vivência acrescenta também um diferencial para entrada no mercado de trabalho. “Vários ex-integrantes da turma do Baja hoje ocupam cargos de gerência e direção”, conta Therezani.

Os estudantes da Fatec São Paulo participam do campeonato desde 1995, com equipes de diferentes formações. No ano passado, o grupo ficou em 49º lugar na disputa, realizada em Piracicaba. “Devido às dificuldades técnicas que enfrentamos em uma competição como essa, a expectativa para essa edição é conseguir participar de todas as provas”, diz o capitão dos Fatecnólogos, Joedson Teixeira de Almeida. A unidade também ganhou menção honrosa em 2014.

Apoio logístico

Neste ano a corrida será realizada em uma área do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no qual está instalada a Fatec do município. Em parceria com o Baja, a unidade vai acolher a iniciativa em suas instalações. “Vamos contribuir com a infraestrutura necessária para receber os integrantes da organização”, informa o diretor da Fatec, Luiz Antonio Tozzi.  A faculdade deve acolher, por exemplo, avaliadores dos projetos e demais colaboradores de outras instituições participantes.

Saiba mais sobre o programa aqui

Compartilhe


Veja também