Fatec São Bernardo do Campo abre inscrição para competição de robótica

Além de promover a integração dos alunos, evento visa colocar em prática os conceitos desenvolvidos no curso de Automação Industrial. O torneio é dividido em duas modalidades: robô seguidor de linha e sumo de robôs

4 de maio de 2017 10:07 am Institucional

Crédito: Divulgação | Modalidade sumô de robôs consiste em empurrar o adversário para fora da arena circular

Um desafio que inclui aprendizado teórico e muita criatividade. Assim pode ser definida a Competição de Robótica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo que está com inscrições abertas até o dia 22 de maio.  Os interessados em participar da disputa devem enviar um e-mail para coordenaautomacao@fatecsbc.edu.br

A 6ª edição do torneio ocorre no dia 23 de maio, nos períodos da manhã e noite. Trata-se de uma atividade extracurricular que visa promover a integração dos alunos e a prática dos conceitos aprendidos em aula.

Aberta à comunidade e realizada desde 2014, a competição é organizada pela coordenação do curso superior tecnológico de Automação Industrial. A tarefa dos estudantes é criar robôs controlados por cabo ou rádio frequência. “No último semestre, contamos com a presença de alunos da Etec Lauro Gomes e da Fatec Santo André. Para este ano, nossa expectativa é receber no mínimo 48 participantes”, afirma o professor e diretor da Fatec São Bernardo do Campo Leandro Toquetti.

O torneio é dividido em duas modalidades: robô seguidor de linha e sumo de robôs. A primeira categoria exige que se desenvolva um robô capaz de fazer a linha do percurso, completando o máximo número de voltas em um tempo de três minutos dentro da pista de competição, sem nenhuma interação humana. Vence quem quem der mais voltas completas no circuito.

Já a segunda categoria consiste na elaboração do projeto e na construção de um robô que deve empurrar o adversário para fora da arena circular.

Serviço:
6ª Competição de Robótica da Fatec São Bernardo do Campo