Fatec Jales abre inscrições para 8º Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio

Estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação na 8ª edição do Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio (Sintagro). Neste ano, o evento será promovido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jales, entre os […]

22 de julho de 2016 5:35 pm Institucional

Estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação na 8ª edição do Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio (Sintagro). Neste ano, o evento será promovido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jales, entre os dias 6 e 8 de outubro, na Escola Vocacional de Jales.

O tema do encontro será Fortalecimento do Agronegócio Brasileiro: Desafios Tecnológicos, Gerenciais e Sustentáveis. Os interessados em participar devem submeter seus trabalhos em formato de pôster ou apresentação oral até dia 14 de agosto, exclusivamente pelo site.

O Sintagro é um evento anual realizado pelas Fatecs que oferecem o curso superior de Tecnologia em Agronegócio. O simpósio tem como objetivo discutir temas relevantes ligados ao setor agrícola que envolvem o atual cenário econômico brasileiro, enfatizando soluções e perspectivas empresariais no cenário produtivo nacional.

Podem participar e submeter artigos alunos, professores e profissionais das áreas de Agronegócio, Agroindústria, Biocombustíveis, Silvicultura, Gestão Empresarial, entre outras. Além das Fatecs,
o evento é aberto a demais instituições de ensino e pesquisa, empresas e outros interessados.

Os trabalhos científicos selecionados serão publicados nos anais do Sintagro e os melhores projetos na modalidade oral farão parte da Revista Eletrônica do Agronegócio (Reagro).

Áreas temáticas

1. Agricultura Familiar
Campesinato, políticas públicas para agricultura familiar, pluriatividade, diversificação produtiva
e sucessão familiar.

2. Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Técnicas de produção animal e vegetal, políticas públicas
ambientais, agroecologia, agricultura orgânica, pagamento por serviços ambientais, agroenergia, agricultura e mudanças climáticas, certificações ambientais, legislação e segurança do trabalho.

3. Cooperativismo e Associativismo
Cooperativismo, associativismo, economia solidária, redes e ações coletivas.

4. Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional
Desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial, desenvolvimento regional, políticas de desenvolvimento, agroturismo, turismo rural, políticas locais para o campo, extensão rural
e arranjos produtivos locais.

5. Economia e Gestão
Custo de produção, gestão de custos, análise econômica e financeira, competitividade, planejamento, recursos humanos e empreendedorismo.

6. Mercado, Comercialização e Comércio Internacional
Comercialização, demanda, oferta, logística, estruturas de mercado, margens de comercialização, mecanismos de comercialização, gestão mercadológica, certificações, comércio exterior, blocos econômicos, barreiras tarifárias e não tarifárias, defesa sanitária e fitossanitária.

7. Políticas Públicas e Sociais para o Campo
Crédito rural, seguro rural, reforma agrária, assentamentos rurais, geração de emprego e renda, movimentos sociais e políticas sociais.

8. Tecnologias e Inovações para o Agronegócio
Agricultura de precisão, ferramentas de apoio computacional para o campo, imagens aéreas, drones e vants para agropecuária.

9. Processamento Agroindustrial
Processamento de alimentos, produto de origem animal, produto de origem vegetal, boas práticas de fabricação e análise sensorial.