Fatec de Jaú integra programa nacional de incentivo à exportação

19 de julho de 2017 11:33 am Institucional

Crédito: Divulgação | Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) da Fatec de Jaú: sede regional de operações do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex)

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú vai atuar em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fundação de Desenvolvimento da Unesp em um projeto para estimular a competitividade internacional das empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de calçados.

O Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) da Fatec de Jaú será a sede regional do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), coordenado pela Apex-Brasil. Lançada em junho, a iniciativa contará com o apoio de alunos e docentes no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e na área de gestão.

De acordo com a coordenadora de projetos da Agência Inova Paula Souza e gestora do NIC da Fatec de Jaú, Emilena Lorenzon Bianco, o projeto se estenderá a cidades como Bauru, Botucatu e Marília. “Além de promover um ambiente mais produtivo e competitivo para favorecer a indústria da região, a parceria envolverá alunos e professores em experiências reais, estimulando a geração de conhecimento e a criação de novas oportunidades de emprego para os estudantes”, ressalta Emilena.

Atuação

Com o objetivo de incrementar a produtividade das empresas para competir no mercado externo, o Peiex oferece um diagnóstico gratuito e auxilia as empresas a promover melhorias em seus produtos, serviços, processos e gestão.

A Fatec de Jaú vai oferecer capacitações, desenvolvimento de aplicativos e outras tecnologias, consultoria ambiental, elaboração de planejamentos estratégicos, projetos de financiamento, entre outras atividades. Trata-se da segunda unidade do Centro Paula Souza (CPS) a integrar o Peiex. Desde março, a Apex-Brasil desenvolve outro projeto regional em parceria com a Fatec São José dos Campos.

Para participar do programa, os interessados precisam solicitar uma visita da equipe técnica do núcleo. Será aberta uma ficha de inscrição e o empresário passa a receber toda a orientação sobre como poderá se beneficiar com a iniciativa. Saiba mais