Fatec Barueri realiza segunda edição da feira vocacional para promover ensino público

Por meio de parcerias com outras instituições, a Faculdade de Tecnologia do Estado pretende levar informações sobre as possibilidades de formação gratuita disponíveis no município aos adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio

12 de setembro de 2017 9:00 am Fatec

Segunda edição da Vocatec terá estandes de escolas e faculdades, repetindo fórmula de 2016 | Foto: Barueri Eventos

A partir de hoje,12 de setembro, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Barueri realiza a segunda edição da Vocatec, uma feira vocacional dedicada aos alunos da rede pública do município.

Serão quatro dias de ações em diferentes regiões da cidade para levar a estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio conhecimento sobre as opções de formação técnica e superior gratuitas na região. O primeiro evento será realizado nesta terça, na Escola República de El Salvador, das 9 às 21 horas.

A iniciativa é apoiada pela Coordenadoria Municipal da Juventude e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e vai ao encontro de três pilares: educação de qualidade, erradicação da pobreza e parcerias.

“Existe muita desinformação dos jovens sobre a gratuidade do ensino. Então, pensamos em um encontro em que eles possam perguntar e a gente tenha a chance de falar sobre nossos cursos”, explica a coordenadora do curso superior tecnológico de Eventos da Fatec, Vilma Moreira Ferreira. “Queremos também direcionar os estudantes para ensino público, que é de acesso a todos. Temos vagas, mas falta informação”, complementa

Dúvidas

Por meio de palestras, oficinas e contato com professores e profissionais de diversas áreas, os jovens poderão esclarecer suas dúvidas sobre carreiras e entender as formas mais adequadas de dar continuidade aos estudos e se qualificar para o mercado de trabalho sem os custos do ensino privado. Também haverá estandes e rodas de conversa com os participantes.

A Vocatec é organizada pelos alunos do curso superior tecnológico de Eventos da Fatec, em parceria com a Escola Técnica Estadual (Etec) de Barueri, e outras instituições, como Senai, Instituto Técnico de Barueri, Faculdade Municipal de Barueri, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e organizações não governamentais.

Todos os eventos são gratuitos. A expectativa é atender mais de dois mil alunos durante os quatro dias do programa Veja o calendário:

Feira Vocacional da Fatec Barueri – Vocatec

Data: 12 de setembro
Local: Escola República de El Salvador
Rua Mar Vermelho, 1101, Jd Regina Alice

Data: 19 de setembro
Local: Escola José Leandro de Barros Pimentel
Via Paiaguás, 62, Jd Silveira

Seminário Juventude e Projeto de Vida e Vocatec 2017

Data: 26 de setembro
Local: EMEF Profa. Marlene Pereira Santiago/ ITB Moacyr Domingos Sávio Veronezi.
Rua Tomé de Souza, 259, Parque Imperial
Horário: 8h30 às 15 horas