Fatec Baixada Santista cria jogo educativo sobre o Porto de Santos

Você sabe o que é o calado de um navio? E como são chamadas as embarcações que transportam passageiros e veículos? Essas são algumas das perguntas que fazem parte do jogo WebPorts, um quizz que […]

4 de abril de 2016 3:00 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Representantes da equipe do WebPorts, integrada por estudantes da Fatec Baixada Santista, de Santos

Você sabe o que é o calado de um navio? E como são chamadas as embarcações que transportam passageiros e veículos? Essas são algumas das perguntas que fazem parte do jogo WebPorts, um quizz que está sendo elaborado por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Baixada Santista, de Santos. O projeto pretende divulgar de forma lúdica informações sobre o maior porto da América Latina.

A versão final do game, prevista para ficar pronta em maio, será disponibilizada na internet com 240 questões divididas entre oito categorias: Porto de Santos, Classificação de Cargas, Comércio Exterior, Modais, Tipos de Contêineres, Equipamentos Portuários, Logística Portuária e Tipos de Navios.

O projeto é resultado de um trabalho acadêmico interdisciplinar, que envolve 13 estudantes de dois cursos superiores de Tecnologia. Os alunos de Sistemas para Internet são responsáveis pelo desenvolvimento do jogo, formato, programação, layout e apresentação. Fazem parte desse grupo Andressa de Souza Miki, Bruna Stella Fernandes Pinto, Diandra Teodoro Leão, Fabiana Correa de Moraes, Ivan de Almeida, Natália Coutinho, Roberto da Silva Conceição, Rosilene Silva e Silva e Walter Baleco.

Já a outra parte da turma é do curso de Gestão Portuária. Eles elaboraram o conteúdo das informações. Integram a equipe Alexsandro Câmara Ancelmo, Josyane Paschoal Borges, Victória Regina Maratea e Suheir Kamal Genena.

O trabalho conta com a supervisão dos professores Dorotéa Vilanova Garcia, Julio César Raymundo, Rosana Cammarosano, Álvaro Camargo Prado e José Ricardo Castelão.

Integração entre cursos

Para a aluna Andressa, o projeto permitiu colocar em prática conteúdos aprendidos em sala de aula, além de ter contato com novos assuntos. “A integração entre os cursos de Sistemas para Internet e Gestão Portuária trouxe mais conhecimento e a possibilidade de trabalhar em grupo, o que nos aproxima da realidade do mercado de trabalho”, afirma.

Os jovens pretendem apresentar a ideia a órgãos, como a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Marinha do Brasil e a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), com o intuito de organizar uma olimpíada portuária.

“O sistema pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado para ampliar o conhecimento dos trabalhadores do porto e de outras pessoas que tenham interesse em temas ligados à atividade portuária”, destaca o professor Julio César Raymundo.