Etecs são destaques em prêmios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Projetos das Etecs de Caraguatatuba e Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, foram premiados por apresentarem soluções inovadoras de descontaminação de águas, geração de energia e reflorestamento, entre outras propostas

19 de dezembro de 2017 9:00 am Etec

Nubia Marques, estudante da Etec de Caraguatatuba (de verde), foi uma das vencedoras do Next Startup l Charles Trigueiro

Dois projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Caraguatatuba e Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, foram premiados recentemente por apresentarem soluções inovadoras para preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

No concurso The Next Startup, promovido pela empresa de energia EDP Brasil, três Etecs ficaram entre os 12 finalistas – ao todo, foram mais de 3 mil trabalhos inscritos em todo o País. O primeiro lugar na Categoria Energia ficou com o projeto Sorbio, da Etec de Caraguatatuba, que propõe a produção de material orgânico usado para controle de contaminações de petróleo e derivados.

Ainda nesta categoria, participaram da final os projetos Gurges, para aproveitamento de energia eólica, da mesma Etec, e Usina de carbonização de lixo, com a proposta de produzir carvão a partir de material orgânico, da Etec de São Sebastião. A Etec João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, foi finalista da Categoria Empreendedorismo Social com o Re-ciclo, aplicativo para facilitar descarte adequado de material reciclável.

 

Asas ao reflorestamento

O projeto Aves da Etecap, que envolveu 35 alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, ganhou a Categoria Público-Privado do 10º Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental. A iniciativa visa identificar, fotografar e catalogar pássaros que possam auxiliar no reflorestamento por meio da disseminação de sementes. As informações devem ser disponibilizadas em versão impressa para o acervo da Etec e online para consulta pública.

Compartilhe


Veja também