Etecs são destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, e Jaraguá, na Capital, foram premiadas em duas categorias

16 de dezembro de 2016 11:29 am Institucional

Crédito: Divulgação | Aluna da Etec de Piracicaba recebe o prêmio na categoria crônicas pelo texto O palhaço e o menino

Duas estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Jaraguá, na Capital, e Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, estão entre os vencedores da  5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A cerimônia de premiação foi realizada na Capital, no dia 13 de dezembro.

Com o texto Alguma coisa acontece em Sampa, Paula Floriano de Aguiar, aluna do Ensino Médio da Etec Jaraguá, venceu na categoria Artigo de Opinião. Ela escreveu sobre o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, abordando as intervenções que acontecem no local e a proposta de fechamento da via, sob a orientação da professora Aline Izabel Alves.

“Participar de torneios como esse estimula a leitura e a escrita”, explica Aline. “Os jovens desenvolvem senso crítico à medida que agregam conhecimento acerca do assunto tratado nas redações”, complementa.
Ana Heloísa Milani Coelho, estudante do Ensino Médio da Etec de Piracicaba, foi premiada na categoria Crônicas. Seu texto O palhaço e o menino teve a supervisão da professora Maria Rosa Briense de Oliveira.

“Escrevi sobre a praça José Bonifácio, onde passo boa parte do meu dia, pois é perto da Etec. Fui aprimorando o texto aos poucos.  Passei na etapa escolar, depois na municipal, na estadual, e também na regional”, conta Ana Heloísa. “Na fase seguinte, em Porto Alegre, participei de oficinas com os alunos aprovados das outras regiões. Já a etapa final foi em São Paulo”, explica.

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e dividida em quatro categorias: Artigo de Opinião, Crônicas, Memórias Literárias e Poemas. As cinco melhores criações em cada uma das modalidades foram premiadas. Os alunos e professores vencedores receberam medalhas, notebooks e impressoras. As escolas ganharam kits multimídia.

Alunas de Etecs são destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa