Etecs receberam mais de dez mil televisores analógicos para descarte adequado

Para auxiliar no descarte correto de aparelhos de TV, por causa do desligamento do sinal analógico na Capital e em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no final de março, 25 Escolas […]

2 de junho de 2017 11:37 am Institucional

Crédito: Divulgação | Diretora da Etec de Pirituba, Eliane Malzete (de azul), e alunas voluntárias com alguns aparelhos coletados

Para auxiliar no descarte correto de aparelhos de TV, por causa do desligamento do sinal analógico na Capital e em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no final de março, 25 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participaram do projeto Gestão do Lixo Eletrônico Cluster SP, campanha para recolher e dar destinação apropriada ao material. O resultado impressionou: ao todo, foram coletados mais de 10 mil aparelhos, cerca de 240 toneladas, em menos de um mês de campanha – de 17 de março a 8 de abril.

A iniciativa contou com a participação dos diretores e coordenadores das unidades e envolveu aproximadamente 20 mil alunos voluntários, além da integração com as Cooperativas de Catadores Eletrônicos.

Realizada em parceria com Seja Digital – responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil –  e Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin), a ação teve por objetivo não apenas coletar itens com potencial risco ambiental, mas também conscientizar sobre o problema do descarte incorreto e como isso afeta diversas esferas da sociedade. Eco-Eletro, Instituto GEA e Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) também participaram do projeto.

Etecs participantes

As seguintes Escolas Técnicas, relacionadas por ordem alfabética de município, aderiram ao projeto: Etecs –  de Barueri; Caieiras; Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, Irmã Agostina, Abdias do Nascimento, Itaquera, Parque Belém, Raposo Tavares e Zona Sul (todas  da Capital); Carapicuíba; Cotia; Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Diadema; Ferraz de Vasconcelos; Itaquaquecetuba; Prefeito Braz Paschoalin, de Jandira;  Mairiporã;  Mauá;  Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes;  Professor André Bogasian e Osasco II, ambas de Osasco;  Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera e Professora Ermelinda Giannini Teixeira, ambas de Santana do Parnaíba; Júlio de Mesquita, de Santo André; Jorge Street, de São Caetano do Sul; e Suzano.

Balanço

Para comemorar o sucesso da iniciativa e apresentar o resultado do esforço conjunto, a Abrin promove um evento na tarde desta sexta-feira, 2 de junho, na Etec Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, no bairro de Pirituba, na Capital.

Para participar gratuitamente da programação é necessário se inscrever pelo e-mail aline@recicladoraurbana.com.br.

Serviço
Encerramento do Projeto Gestão do Lixo Eletrônico Cluster SP
Local: Etec Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara
R. Ambrosia do México, 180 – Pirituba
Quando: 2 de junho
Horário: a partir das 14 horas

Compartilhe


Veja também