Etecs promovem semana de estudos da agricultura orgânica

Durante o mês de setembro, Etecs agrícolas de todo o Estado promovem a Semana de Estudos da Agricultura Orgânica. A inciativa tem como objetivo levantar a discussão em torno dos benefícios que esse tipo de […]

2 de setembro de 2016 5:29 pm Institucional

Período para inscrever artigos e banners vai até 22 de maio; evento terá atividades na Fatec São Sebastião l Foto: Gastão Guedes

Durante o mês de setembro, Etecs agrícolas de todo o Estado promovem a Semana de Estudos da Agricultura Orgânica. A inciativa tem como objetivo levantar a discussão em torno dos benefícios que esse tipo de cultivo pode trazer para a saúde e o meio ambiente, além de expor as dificuldades enfrentadas na produção e na venda de produtos orgânicos.

A programação é composta por debates, palestras, oficinas de hortas orgânicas, apresentação de trabalhos dos alunos e atividades culturais, como apresentações teatrais e confecção de murais.

Confira abaixo a programação de algumas Etecs. As unidades aparecem em ordem alfabética de município.

Andradina
Etec Sebastiana Augusta de Moraes
6 a 9 de setembro
A programação do evento é composta por aulas práticas de colheita, beneficiamento de sementes, adubos verdes orgânicos e compostagem, além de palestras sobre agricultura orgânica.

Cândido Mota
Etec Prof. Luiz Pires Barbosa
5 a 9 de setembro
Durante a semana haverá a exibição de documentários sobre a cadeia de alimentos orgânicos e do filme Brasil Orgânico 2013, debates sobre a diferença entre os produtos orgânicos e os convencionais e apresentação de trabalhos dos alunos.

Jacareí
Etec Cônego José Bento
5 a 9 de setembro
A iniciativa conta com uma exposição sobre agricultura orgânica, oficina de plantas alimentícias não convencionais (Panc) e uma visita monitorada nas instalações da escola, orientada pelos alunos do Etim de agropecuária.

Jaú
Etec Prof. Urias Ferreira
12 a 16 de setembro
O evento reúne uma série de palestras com temas como ecoinsumos e gestão ambiental. Os estudantes farão visitas a hortas orgânicas e desenvolverão projetos de produção de biofertilizantes orgânicos na unidade.

Mirassol
Etec Prof. Matheus Leite de Abreu
12 a 16 de setembro
A unidade apresenta palestras sobre biofertilizantes e compostagem, além de demonstrações práticas sobre a aplicação de técnicas agrícolas.

Santa Rita do Passa Quatro
Etec Manoel dos Reis Araújo
12 a 16 de setembro
A Etec apresenta à comunidade uma série de palestras com temas diversos, como a produção de humus por meio de resíduos orgânicos, formação de pastagens – Sistema Voifan e apicultura. Os alunos participam de uma visita técnica ao Parque de Preservação Permanente Vassununga e farão plantio de árvores nativas em área de preservação ambiental permanente.

Taquarivaí
Etec Dr. Dario Pacheco Pedroso
12 a 16 de setembro
O evento, aberto ao público, conta com uma série de minicursos, apresentação de projetos de conscientização, palestras, roda de conversa e visitas monitoradas aos diversos

Compartilhe


Veja também