Etecs organizam atividades em homenagem a Paulo Freire

Em maio, diversas unidades do CPS promovem atividades culturais, recreativas e pedagógicas em homenagem ao educador, com programações voltadas à comunidade escolar e ao público externo

9 de maio de 2018 10:21 am Etec

Estudantes da Etec de Campo Limpo Paulista durante apresentação de dança em comemoração à Semana Paulo Freire | Foto: Divulgação

Em maio, diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) promovem atividades pedagógicas, recreativas e culturais em homenagem à vida e obra do educador Paulo Freire. A iniciativa de estudantes e professores tem como objetivo difundir as práticas de educação e suas transformações sociais, baseadas na filosofia do autor, com programações envolvendo a comunidade escolar e o público externo. As atividades estão previstas em uma lei estadual de 1988.

A cada ano, aumenta o número de unidades que organizam apresentações artísticas, saraus literários, exposições fotográficas, debates, palestras e exibição de vídeos que mostram a história do educador pernambucano. Neste período também são realizadas feiras de profissões, ações beneficentes, gincanas, mostra de projetos estudantis, workshops sobre temas variados, show de talentos, teatros, oficinas com a comunidade, competições esportivas, entre outras atividades.

A Etec de Campo Limpo Paulista, por exemplo, organizou na última semana uma gincana entre classes, com apresentação teatral, jogo de xadrez, pintura facial, arrecadação de alimentos, desfile sustentável, paródias musicais e danças sobre a África, tema escolhido para a edição 2018 do evento. Já a Etec Doutora Ruth Cardoso, de São Vicente, promove a nona edição da Mostra da Escola do Povo, com exposição sobre Paulo Freire e oficinas de JavaScript, segurança digital, geometria, entre outros temas. Na Etec Cepam, localizada na zona oeste da Capital, o evento começou na segunda-feira, 7, e segue até sábado, 12. A programação inclui palestras, debates, visitas técnicas, sarau e simulação de tribunal de júri. Confira 

Cada Etec é responsável pelo seu calendário comemorativo. Interessados em participar das atividades devem entrar em contato com a unidade mais próxima. A relação das 222 Etecs do Estado de São Paulo está disponível na internet.

Patrono da Educação

Nascido em Recife, no Estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire é internacionalmente conhecido pela sua contribuição na área da Educação. Na década de 1960, criou um método de alfabetização para adultos utilizado em vários países. Entre os brasileiros mais homenageados da história, recebeu o título de doutor Honoris Causa em 29 universidades espalhadas pelo mundo, além de ser considerado o Patrono da Educação no Brasil. Em 1986, recebeu o prêmio Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) .

Publicou obras como a Pedagogia do Oprimido, que propõe uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade. O livro influenciou a filosofia educacional da pedagogia crítica.

Compartilhe


Veja também