skip to Main Content

Etecs exibem filmes brasileiros gratuitamente para alunos e comunidade

Etecs Exibem Filmes Brasileiros Gratuitamente Para Alunos E Comunidade
Crédito: Dibvulgação | Um dos curtas da mostra é Dá licença de contar, que recria o universo das canções de Adoniran Barbosa

Junho é o último mês de exibição gratuita de filmes nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As sessões de cinema organizadas pelos próprios estudantes e professores fazem parte do projeto Rede Brazucah nas Escolas, uma parceria entre a Brazucah Produções, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e o Centro Paula Souza (CPS).

A 4ª edição do projeto começou em abril e exibiu os filmes Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, e o documentário Comer o quê?, de Leonardo Brant. Em junho, estão programados os curtas Dá licença de contar, de Pedro Soffer Serrano, A matadeira, de Jorge Furtado, Bravura, de Leonardo Minozzo, Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, e Graffiti, de Lilian Solá Santiago.

Quem ainda não assistiu aos filmes tem chance de conferir a mostra nas Etecs Dr. Emílio Hernandez Aguilar (Franco da Rocha), Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), Monte Mor (Monte Mor) e nas unidades Cidade Tiradentes e extensão CEU Caminho do Mar, da Etec Getúlio Vargas (ambas na Capital). Há sessões exclusivas para alunos e outras abertas à comunidade.

Confira abaixo a sinopse dos filmes, a programação e os endereços das escolas participantes.

Bravura (Direção: Leonardo Minozzo) – Descendente de uma nobre linhagem de toureiros, Paco Bravo, se prepara para sua 100ª tourada. Livre. 4 min.

Meu amigo Nietzsche (Direção: Fáuston da Silva) – Um garoto encontra um livro de filosofia. O improvável encontro será o início de uma violenta revolução em sua mente, na vida de sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um garoto. Será uma dinamite. Livre.15 min. Assista ao trailer.

Graffiti (Direção: Lilian Solá Santiago). São Paulo é a cidade mais grafitada do mundo. Graffiti acompanha o rolê solitário de Alê em uma das noites mais sinistras que a cidade já viveu. O que o move a enfrentar as ruas nessa noite? Livre. 10 min.

Matadeira (Direção: Jorge Furtado). Realiza uma sátira de conteúdo político por meio de paródia dos formatos audiovisuais. A narrativa conta a história de um episódio verídico ocorrido durante o massacre ao arraial de Canudos, em fins do século 19, quando um canhão descomunal (a “matadeira”) foi comprado na Inglaterra pelo governo brasileiro e transportado do litoral até a região do conflito no interior do Estado da Bahia. Livre. 16 min.

Dá licença de contar (Direção: Pedro Soffer Serrano). Um curta metragem ficcional que pretende recriar o universo que permeia as canções de Adoniran Barbosa, calcado em uma estética condizente com o tempo e o espaço nos quais o artista estava inserido. Episódios famosos nas canções do sambista paulistano serão encenados e interligados numa releitura inédita. Livre.15 min. Assista ao trailer.

PROGRAMAÇÃO*

16 de junho – quinta-feira

Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar – Franco da Rocha
Endereço: Estrada do Governo, Km 42, Pouso Alegre
7h40 – Sessão para alunos
10 horas – Sessão para alunos

Etec Presidente Vargas – Mogi das Cruzes
Endereço: Rua Adriano Francisco Salgado 30, Sud Menucci
19h30 – Sessão aberta à comunidade

17 de junho – sexta-feira

Etec Cidade Tiradentes – São Paulo
Endereço: Rua Igarapé Água Azul 70, Cidade Tiradentes
11 horas – Sessão para alunos

Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar – Franco da Rocha
Endereço: Estrada do Governo, Km 42, Pouso Alegre
13 horas – Sessão aberta à comunidade

21 de junho – terça-feira

Etec Getúlio Vargas – Extensão CEU Caminho do Mar – Capital
Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira 5241, Vila do Encontro, Jabaquara
19h30 – Sessão aberta à comunidade

23 de junho – quinta-feira

Etec Monte Mor – Monte Mor
Endereço: Avenida Benedito Lázaro Vieira s/nº, Sítio Santo Antônio, Bairro Aterrado
7h30 – Sessão para alunos
13h30 – Sessão aberta à comunidade
19 horas – Sessão para alunos

*A programação está sujeita a alterações de última hora. É importante confirmar a sessão com a unidade.

Back To Top